This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

1ª Assembleia de Turma do 5ºB

Na aula de Formação Cívica de hoje, o 5ºB reuniu para reflectir sobre o aproveitamento e o comportamento da turma.
Os problemas detectados são: falta de atenção nas aulas, não realizarem as tarefas do PIT no tempo previsto e falta de estudo em casa. Os alunos com estes problemas comprometeram-se a ter uma postura diferente daqui em diante para melhorarem o seu aproveitamento e comportamento. Os compromissos foram feitos e espero que todos os alunos cumpram o que prometeram. 
Eis algumas fotos da sessão!
A Directora de Turma: Isabel Azevedo

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Comemoração do Dia Mundial do Cinema


Comemora-se, a 5 de Novembro, o Dia Mundial do Cinema.
Para assinalar esta data, irei falar um pouco da história do cinema – considerada por muitos a 7ª Arte.
Indícios históricos e arqueológicos comprovam que é antiga a preocupação do homem com o registo do movimento.
Como sabem, o desenho e a pintura foram as primeiras formas de representar os aspectos dinâmicos da vida do homem e da natureza.
O jogo de sombras do teatro de marionetas oriental é considerado uma das mais antigas formas de cinema. Experiências feitas mais tarde, como a câmara escura e a lanterna mágica, constituem os fundamentos da ciência óptica que tornaram possível a realidade cinematográfica.
O jogo de sombras surge na China, por volta de 5.000 A.C., o qual consiste na projecção de figuras humanas, de animais ou objectos recortados e manipulados sobre a parede ou em telas de linho.
A câmara escura, invento desenvolvido pelo fisico Giambattista Della Porta no século XVI, consiste numa caixa fechada com um pequeno oríficio coberto por uma lente. Através dele, entram e cruzam-se os raios refletidos pelos objectos exteriores.
A imagem, invertida, inscreve-se na face do fundo no interior da caixa.
A lanterna mágica, criada pelo alemão Athanasins Kirchner no séc XVIII, baseia-se no processo inverso da câmara escura.
É composta por uma caixa cilíndrica iluminada por uma vela, que projecta as imagens desenhadas numa placa fina de vidro.
O cinema mudo marca oficialmente o início da história do cinema.
O som só chegará no final dos anos 20.




Charles Chaplin, uma das mais importantes figuras do cinema, nasce em Inglaterra em 1889 e morre em 1977. Director, produtor e actor, passa uma infância difícil em orfanatos. Mais tarde, realiza o seu 1.º filme em 1914 – Carlitos Repórter. O seu personagem, Carlitos, é um mendigo com bengala, chapéu-de-coco e calças largas. Nessa altura, torna-se a pessoa mais famosa do cinema.
Em Portugal, merece destaque o cineasta Manoel de Oliveira. É considerado o realizador mais idoso do mundo. Com os seus 101 anos de idade, conta já com trinta e dois filmes (longas metragens) realizados.




Já em final de carreira, Manoel de Oliveira é descoberto e valorizado pela crítica francesa na década dos anos 70.
Na nova geração, destaca-se o cineasta João Botelho.




Fiquem bem!

Um beijo Rosado
A Prof. Isilda

Visita surpresa na hora do Conto (5ºC)

Boa tarde a todos!
Hoje foi a vez da mãe da Denilsa - Dª  Adília Varela, ler-nos uma lenda  sobre o menino Polegar e a sua família.
Esta é uma lenda antiga, que surgiu na Europa há muitos anos, mas ninguém sabe quem escreveu ou inventou.
Conta sobre uma família de camponeses pobres, com sete filhos ainda crianças para criar.O filho mais novo nasceu tão pequeno e fraquinho que ganhou o apelido de Pequeno Polegar.Ele apesar de ser pequeno era muito esperto...

Em nome da DT e dos alunos do 5ºC, o nosso muito obrigada por nos ler uma história tão bonita e fazer-nos reflectir um pouco sobre a importância de prestar atenção aos outros!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Os trabalhos em E.V.T.

Olá a todos,
Aqui ficam alguns trabalhos elaborados na sala de aula de E.V.T.


Em cima estão imagens dos separadores do 1º Período elaborados pelo Diogo e pela Bianca do 5ºC. Foi o primeiro trabalho de E.V.T.

Seguem-se os desenhos sobre 'A Minha Família',

                                          Andreia 5ºB
                                          Bruno 5ºB
                                          Rodrigo 5ºB
                                           Gonçalo S. do 5ºC
                                          Mara do 5ºC

Depois desenharam alguns dos seus objectos preferidos,

                                          Rodrigo 5ºB

Sara 5ºC

A Sara do 5ºC ainda teve tempo para fazer um desenho sobre o Magusto

                                   
                                    
Espero que gostem.
Beijinhos,

As Professoras de E.V.T.

Avaliação Intercalar

Exmºs EE,
O CT procedeu à Avaliação Intercalar dos alunos e as Directoras de Turma irão convocar através da caderneta, os EE cujos educandos apresentam um comportamento/aproveitamento insatisfatório.
Os restantes EE que quiserem conhecer o aproveitamento/comportamento nas diferentes disciplinas deverão contactar as DTs no seu horário de atendimento.

As Directoras de Turma: Aurélia Valadares e Isabel Azevedo

Desafio do mês - Língua Portuguesa

Bom dia a todos,
Já corrigi os pits do 5ºB. Amanhã conversaremos sobre a vossa avaliação na disciplina.
Hoje deixo-vos aqui o desafio do mês da Andreia.
Parabéns Andreia o seu trabalho ficou muito interessante!
A professora Alexandra Frade


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Convite para o Circo (5ºB e 5ºC)

Estimados pais e/ou EE, a escola recebeu convites grátis para o Gran Circo Royal. O convite é para uma criança desde que acompanhada por um adulto e é válido apenas para 6ªfeira.
Serão entregues amanhã um convite a cada aluno para os pais/EE que estejam interessados.


              As Directoras de Turma: Aurélia Valadares e Isabel Azevedo

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Subtracção

Para estudarem...(5ºB/5ºC)

Atenção alunos do 5ºC!

Boa Tarde a todos!
Venho por este meio informar que amanhã dia 3 de Novembro não há aula de Educação Física e Desporto Escolar de Atletismo.

 Atenciosamente
                              Ana Gomes

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O que eles prometeram... (5ºC)

Boa tarde a todos.
Na Assembleia de Turma realizada no dia 29 de Outubro os alunos do 5º C comprometeram-se a alterar e melhorar alguns comportamentos, atitudes e também o seu aproveitamento.
Aqui fica  a grelha dos Compromissos de Honra individuais.
A ver vamos se são capazes de cumprir...pois, a DT também fez uma promessa caso os alunos cumpram... ;
E porque o prometido é devido, na AT de Dezembro faremos avaliação dos compromissos e voltaremos a conversar sobre o assunto!

A DT : Aurélia Valadares ;)

domingo, 31 de outubro de 2010

No trilho da Arte...


Olá viva!

Uma sugestão para este feriado…
Desculpem dar esta informação muito em cima da hora, mas recomendo, se quiserem e se puderem, ir ver o filme “Gru o Maldisposto”, vão gostar certamente.
Gru vive numa casa onde, por baixo dela, se encontra um vasto esconderijo secreto…
Rodeado por um exército de minusculos “mínimos”, vão preparar o maior golpe da história do mundo!
Gru vai roubar a lua mas…
E mais não conto.
Na dobragem, temos vozes de pessoas nossas conhecidas, como por exemplo, Nicolau Breyner na voz de Gru.
Encontra-se em exibição em vários cinemas, como por exemplo no Zon Lusomundo cinemas do centro Vasco da Gama. Se tiverem os óculos especiais devem levá-los, pois o filme é em 3D.
Este filme é essencialmente direccionado para os mais novos, mas os adultos na minha opinião também irão gostar.
É uma lição de vida.
As crianças são o bem mais precioso que poderemos ter, por isso, é nossa obrigação tratá-las bem.
 Só mais uma informação o cupão publicado na 1ª página do jornal Sol vale 2,50€ na compra de um bilhete, válido apenas para Zon Lusomundo.

Um beijo bem disposto!
A prof. Isilda Rosado

sábado, 30 de outubro de 2010

Comemoração do Halloween e do Dia de Todos-os-Santos


Olá, viva!

O prometido é devido...
Muitas vezes festejamos datas sem sabermos muito bem o motivo pelo qual as festejamos, não será certamente o caso desta.
No dia 31 de Outubro festeja-se, como sabem, a noite de Halloween, que tem a sua maior representação na cultura inglesa e norte-americana.
Pensa-se que a sua origem remonta aos Celtas, conjunto de povos organizados em várias tribos que se espalharam pela maior parte do oeste da Europa, a partir do 2.º milénio antes de Cristo.
Foi através da observação da natureza que o Homem criou a religião, passou a confiar em Deus e em energias superiores, que o pudessem proteger em situações nas quais se sentia impotente.
O povo Celta acreditava que, a 31 de Outubro, os espíritos de todos aqueles que morreram naquele ano voltariam para possuir os corpos dos vivos.
Perante isto, durante todo este dia, faziam comemorações apagando toda a espécie de luzes existentes, acendendo enormes tochas e usando roupas feitas de peles de animais, para espantar os espíritos.
Também colocavam objectos assustadores, como por exemplo ossos e caveiras, entre outros.
A abóbora foi acrescentada mais tarde e teve a sua origem nos países escandinavos.
Hoje temos abóboras ocas e iluminadas.
O mito antigo que os mortos poderiam voltar converteu-se, hoje em dia, em histórias de fantasmas ou dráculas, com efeitos especiais nos filmes de terror, que alguns tanto gostam.
Na Europa, esta festividade é designada como o "Dia das Bruxas".
Aproveitem bem este dia e divirtam-se.
A Igreja Cristã comemora no dia seguinte, 1 de Novembro, o Dia de Todos-os-Santos e o Dia dos Finados, sendo feriado nacional.

Um beijo cheio de doces e poucas travessuras
A Prof. Isilda Rosado

Olá, viva!

É com muito prazer que irei participar no vosso blogue, sempre que me fôr possível e achar pertinente.
O blogue está realmente fantástico. Na minha opinião, tanto o grafismo escolhido como o nome foram muito bem concebidos. Os meus parabéns aos colegas que executaram este trabalho, bem como aqueles que têm participado nele.
O blogue é uma ferramenta de trabalho importantíssima, pois através dele podemos estar sempre informados dos vossos projectos.
Fiquem bem!

Um beijo cor-de-rosa e azul da Prof.de EVT
Isilda Rosado

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

1ª Assembleia de Turma do 5ºC

Boa tarde!
Os alunos do 5ºC realizaram hoje a sua primeira Assembleia de Turma.
Dos assuntos tratados destacam-se os seguintes pontos:
1º-Problemas da turma/ sugestões para melhorar;
2ª-Compromissos dos alunos.

Quanto aos problemas da turma, os alunos referiram os seguintes:
-Maior agitação e conversa nas aulas do turno da tarde (HGP, EVT e CN);
-Faltas de material e faltas de atraso por parte de alguns alunos;
-Incumprimento das tarefas propostas no PIT por alguns alunos;

Para melhorar, os alunos comprometeram-se a :
-Estar mais concentrados e não conversarem nas aulas;
-Respeitar a vez para falar, colocando o dedo no ar;
-Trabalhar mais para cumprir os PITs;
-Respeitarem todas as regras de saber estar numa sala de aula.

Cada aluno, assumiu por sua vez individualmente, os seus compromissos para melhorar o aproveitamento e comportamento.



A DT: Aurélia Valadares

Trabalhos de Projecto de Matemática (5ºB e 5ºC)

Boa tarde a todos!
Quase no final da avaliação do 1º PIT de Matemática continuam a ser entregues trabalhos de projecto sobre os sólidos geométricos muito bonitos.
Aqui ficam mais alguns que destaco pela sua originalidade!
A professora de Matemática: Aurélia Valadares

                                Jogo de Matemática,Carolina, 5ºB

              A cidade dos sólidos, do Ivanilson e Diogo Prazeres (5ºB)
                                     A quinta do sólidos, David (5ºB)


                                               Cidade de sólidos, Gonçalo (5ºB)


                                                   Casa, Márcia (5ºC)

                                          Cidade, João (5ºC)


                                         Jogo, Sara e Mara (5ºC)

                                                     Boneco, Marco (5ºC)

Desafio do mês - Língua Portuguesa

Boa tarde a todos,
já comecei a ver os trabalhos dos pits do 5ºB.  Deixo-vos, hoje,  o desafio do mês da Margarida:
"Eu de A a Z"
Parabéns Margarida o teu texto está muito interessante!
A professora: Alexandra Frade


Parabéns!

Os nossos meninos do 5º B e 5ºC estão de Parabéns pelos resultados obtidos no torneio de Futebol.

5º C- 3º lugar  e  5º B 2º lugar.

Espero que alguém tenha tirado fotos para as poder, aqui ,colocar.

Bom fim de semana  e obrigado a todos por se terem empenhado tão bem.

                  Professora Ana Gomes

Visita Surpresa na hora do Conto -5ºC

Bom dia a todos!
Na nossa aula de Comunicação de hoje tivemos o prazer de receber a mãe do Alexandre - Dª Elsa Pereira, que nos leu duas histórias muito intererssantes do livro: "As aventuras do menino Nicolau".
A turma gostou e agradece a sua presença.


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

AULA DE COMUNICAÇÃO do 5ºB

Tendo em conta que já temos as personagens e as principais características de cada uma, peço-vos que continuem, durante a próxima semana a pensar na nossa peça de teatro. Continuem o trabalho que iniciámos esta 5ª feira.
Um BOM TRABALHO para todos!
A professora Marília Oliveira

Actividade Interna E Desporto Escolar de Atletismo

Olá Meninos e Meninas! do 5º B e 5º C
  
 Venho por este meio informar que os vossos treinos de Basquetebol e Desporto Escolar de Atletismo já começaram todas as Terças feiras das 15.10 às 16.40 . Esperamos pela vossa presença.

 Para a turma do 5ºC:
-- todas as quartas feiras podem ficar mais 45 minutos a praticar desporto a seguir a E. Física das 10.50 às 11.35.

 Aproveitem e pratiquem o desporto que mais gostam.



                        Atenciosamente

                          Ana Gomes