Olá, viva!
O prometido é devido...
Muitas vezes festejamos datas sem sabermos muito bem o motivo pelo qual as festejamos, não será certamente o caso desta.
No dia 31 de Outubro festeja-se, como sabem, a noite de Halloween, que tem a sua maior representação na cultura inglesa e norte-americana.
Pensa-se que a sua origem remonta aos Celtas, conjunto de povos organizados em várias tribos que se espalharam pela maior parte do oeste da Europa, a partir do 2.º milénio antes de Cristo.
Foi através da observação da natureza que o Homem criou a religião, passou a confiar em Deus e em energias superiores, que o pudessem proteger em situações nas quais se sentia impotente.
O povo Celta acreditava que, a 31 de Outubro, os espíritos de todos aqueles que morreram naquele ano voltariam para possuir os corpos dos vivos.
Perante isto, durante todo este dia, faziam comemorações apagando toda a espécie de luzes existentes, acendendo enormes tochas e usando roupas feitas de peles de animais, para espantar os espíritos.
Também colocavam objectos assustadores, como por exemplo ossos e caveiras, entre outros.
A abóbora foi acrescentada mais tarde e teve a sua origem nos países escandinavos.
Hoje temos abóboras ocas e iluminadas.
O mito antigo que os mortos poderiam voltar converteu-se, hoje
em dia, em histórias de fantasmas ou dráculas, com efeitos especiais nos filmes de terror, que alguns tanto gostam.
Na Europa, esta festividade é designada como o "Dia das Bruxas".
Aproveitem bem este dia e divirtam-se.
A Igreja Cristã comemora no dia seguinte, 1 de Novembro, o Dia de Todos-os-Santos e o Dia dos Finados, sendo feriado nacional.
Um beijo cheio de doces e poucas travessuras
A Prof. Isilda
Rosado