This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

AULA DE COMUNICAÇÃO do 5ºB

Hoje demos início ao primeiro ensaio da Peça  de teatro sobre o Natal que iremos representar aos pequenitos do Jardim de Infância de Vialonga. Todos os intervenientes aprenderam depressa a lição e conseguiram encarnar o espírito de cada personagem. Em casa, não se esqueçam de pensar no cenário que vão fazer em EVT, dos vários adereços que cada um ficou de arranjar ( roupa a condizer, o fato do Pai Natal, as cartas, os presentes) e, é claro, de estudar muito bem o papel.
Estou muito contente com o vosso trabalho!
A professora Marília Oliveira

As Capas de trabalho de E.V.T. do 5ºC

Olá a todos.
Deixamos no blogue imagens de algumas capas de trabalho do 5ºC que já estão concluídas.
Depois de fazerem a medição, traçaram, cortaram e colaram. Todos os alunos elaboraram a sua capa de trabalho em cartolina.
Deram 'asas à imaginação' e decoraram o nome, número e ano. Colaram também os desenhos da família e dos seus objectos preferidos que já tinham feito .
Na próxima semana iremos colocar também algumas capas do 5ºB.



Beijinhos das Professoras de E.V.T.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Parabéns Prof. Dina

Olá Viva!

Ontem, 17 de Novembro de 2010 a Prof. Dina foi surpreendida com uma pequena festa na aula de E.V.T.
Os alunos do 5ºB portaram-se muito bem e cantaram todos afinadinhos.
A Professora gostou e agradeceu muito.
Deixamos a foto como recordação.




Muitos PARABÉNS de todos nós Prof. Dina!

Dos seus alunos e colegas um beijinho com votos de felicidades, cheio de cores pririas, para poder pintar a sua vida de todas as cores, por muitos e muitos anos.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Trabalho sobre os animais em vias de extinção

Boa noite caros alunos, deixo ficar aqui um trabalho realizado pelo Diogo Raimundo do 5º C que me pareceu digno de destaque.
Parabéns Diogo!



Um beijinho
Vera Batista

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Olimpíadas da Matemática! :)

Boa noite meninos e meninas do 5ºB e 5ºC!
Tenho boas notícias!Informo que o aluno Gonçalo Costa do 5ºC ficou em 2º lugar e o aluno Rafael Pires do 5º B ficou em 3º lugar nas Olimpíadas da Matemática.
Comunico também que relativamente à classificação por turmas, o 5º B ficou em 3º lugar e o 5ºC em 5º lugar!
Bom trabalho a todos!
Fiquei muito orgulhosa com as vossas prestações!  :)

A professora de Matemática: Aurélia Valadares

Trabalhos de aprofundamento de Língua Portuguesa

Boa tarde 5ºB e C
os pits de todos já estão corrigidos!
Deixo-vos aqui alguns exemplos de trabalhos com qualidade quer pelo seu conteúdo quer pela sua apresentação.
Aqui fica, então, o desafio do mês do Marco Sousa do 5ºC  "Eu de A a Z"; A" biografia de Matilde Rosa Araújo" feita pela Bianca também do 5ºC e o "ABC da alimentação" feito pelo Gonçalo Almeida do 5ºB
Boa semana de trabalho
A professora: Alexandra Frade




domingo, 14 de novembro de 2010

Olímpíadas da Matemática - Prova de 5ºano

Sugestões para a resolução dos problemas

Olimpíadas da Matemática - Prova 5ºano

AQUI FICA A PROVA DE 5º ANO DAS OLÍMPÍADAS DA MATEMÁTICA RREALIZADA NA PASSADA 5ªFEIRA.

A Crise em Portugal

No passado dia 12 de Novembro o Gonçalo S. fez uma comunicação sobre a Crise em Portugal, assunto que nos preocupa a todos.
Parabéns!De uma forma muito símples conseguiste sintetizar o tema e criaste um interessante debate na turma! : )

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Projecto "Abraço a Moçambique" (5ºC)

Boa tarde a todos!
No âmbito do projecto "Abraço a Moçambique", os alunos do 5ºC tiveram hoje um atelier de Expressão Plástica dinamizado pela Dª Raquel Marques (mãe da Mara) que  "tirou" o dia para estar connosco : ) .Os alunos começaram a reciclar pacotes de leite e sumo, transformando-os em sacos e pequenas caixas para guardar objectos que serão vendidos numa feira no fim do período.
A finalidade deste projecto é ajudar as crianças órfãs moçambicanas cujos pais morreram com sida!
Os 90 minutos passaram a "voar" e o resultado final deste atelier só ficará concluído na próxima semana.
Os alunos mostraram empenho e entusiasmo por esta causa e os resultados são os que se podem exemplificar nas fotografias.
Não posso terminar sem deixar um  abraço especial à Dª Raquel pela disponibilidade e paciência para estar connosco!
Um bem-haja a toda a família que tem sido incansável na colaboração em todas as actividades desenvolvidas pela turma!

A DT: Aurélia Valadares

                                          1º)Pintura dos pacotes


                                         2º) Secagem



                                          3º) Colagem



                                          4º)Impermeabilização com cola


                                         5º) Secagem ao ar livre...

Jogos de MATEMÁTICA (5ºB)

Olá a todos!
Alguns alunos do 5ºB elaboraram para o seu PIT jogos matemáticos.
O jogo pode ser considerado um importante instrumento para a aquisição e para a fixação de conceitos matemáticos.
Destaco os jogos da Andreia e do João.
Estão muito bem pensados e elaborados ( não se esqueceram da parte visual, das regras, dos conceitos...).
Os meus parabéns!
Bom trabalho!


A professora de Matemática: Aurélia Valadares

Visita Surpresa na hora do conto (5ºC)

Boa tarde!
Desta feita, recebemos hoje na nossa aula de Comunicação a Dª Raquel Marques (mãe da Mara).
Ela leu-nos as aventuras de um um balão chamado RE/MAX.
O balão andava na escola e tinha sempre trabalhos de casa, os quais não gostava muito de fazer.Ele preferia ver televisão, jogar jogos, e é claro, apanhar vento...
Contudo, o balão apercebeu-se que deveria cumprir as suas tarefas e compromissos como aluno para poder "voar mais alto" e um dia vir a ser alguém!

Os alunos e a DT agradecem mais esta participação.  : )

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Comemoração do Dia de São Martinho

Olá viva!

O Dia de S. Martinho comemora-se a 11 de Novembro.

A lenda …




Diz a lenda que, um dia, um cavaleiro chamado Martinho, que era bondoso e por isso gostava de ajudar as pessoas, ao ver um velho mendigo, cheio de fome e frio, ficou com pena dele.
Com a sua espada, cortou ao meio a grossa capa vermelha que trazia, deu-lhe uma metade e partiu. Nesse mesmo momento, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia um dia de Verão!
Foi como uma espécie de recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom para aquele homem.
É por isso que, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente.
É o chamado Verão de São Martinho.
É tradição festejar esta data com castanhas e água-pé (só para os adultos).
A fogueira para saltar (mas com cuidado), também não é esquecida.
À festa da castanha e do convívio chamamos Magusto.
O nome água-pé refere-se ao facto de, depois das vindimas, que se realizam nos meses de Setembro e Outubro, o vinho está pronto para ser provado, daí o provérbio:
- No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
Como curiosidade: A castanha é um fruto que vem do castanheiro. A um conjunto de castanheiros chamamos souto.
A castanha está na árvore protegida por uma bola cheia de picos que se chama “ouriço”.
Quando chega o Outono, o ouriço abre e a castanha cai.




É no norte de Portugal que as castanhas se dão melhor, por isso, é do norte que vêm as deliciosas castanhas para todo o país.

Um beijo acastanhado!

A Prof. Isilda Rosado

Os números: "Nunca é tarde para aprender"

Muito interessante...

História dos números

Boa tarde a todos! Uma das sugestões do trabalho obrigatório do PIT de Matemática é investigar a forma como os povos antigos representavam os números. Aqui fica um exemplo, que embora em português do Brasil, resume muito bem a infomação. Inspirem-se.

Recado importante (5ºC)

Atenção, alunos do 5º C:
Para a aula  FC do próximo dia 12 de Novembro é necessário trazerem pincéís e tesoura. A aula de artes decorativas inserida no projecto : "Abraço a Moçambique" vai ser dinamizada pela mãe da Mara que agradece a vossa colaboração relativamente ao material pedido.


A DT: Aurélia Valadares

terça-feira, 9 de novembro de 2010

ABC das profissões

Boa noite a todos,
deixo-vos hoje um dos trabalhos de aprofundamento que o João do 5ºC fez para Língua Portuguesa.
O seu trabalho está  muito bem escrito e muito criativo!

Parabéns João!
A professora: Alexandra Frade

Numeros Inteiros

Aqui fica um PP feito por uma professora de outra escola sobre a matéria que vem para o teste.Servirá como revisões para estudarem...

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Assembleia de turma do 5ºB (continuação)


1ª Assembleia de Turma do 5ºB

Na aula de Formação Cívica de hoje, o 5ºB reuniu para reflectir sobre o aproveitamento e o comportamento da turma.
Os problemas detectados são: falta de atenção nas aulas, não realizarem as tarefas do PIT no tempo previsto e falta de estudo em casa. Os alunos com estes problemas comprometeram-se a ter uma postura diferente daqui em diante para melhorarem o seu aproveitamento e comportamento. Os compromissos foram feitos e espero que todos os alunos cumpram o que prometeram. 
Eis algumas fotos da sessão!
A Directora de Turma: Isabel Azevedo