This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Comemoração do Dia dos Direitos Internacionais da Criança



Como já tive a oportunidade de afirmar anteriormente, as crianças são o bem mais precioso que podemos ter, sendo assim, não podia deixar de divulgar tão importante data.

Em 20 de Novembro de 1959, a ONU fez a Declaração dos Direitos da Criança, com 10 artigos:

1- A criança deve ter condições para se desenvolver física, mental, moral, espiritual e socialmente, com liberdade e dignidade.
2- A criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade, desde o seu nascimento.
3- A criança tem direito à alimentação, lazer, moradia e serviços médicos adequados.
4- A criança deve crescer amparada pelos pais e sob sua responsabilidade, num ambiente de afecto e de segurança.
5- A criança prejudicada física ou mentalmente deve receber tratamento, educação e cuidados especiais.
6- A criança tem direito a educação gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares.
7- A criança, em todas as circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber protecção e socorro.
8- A criança deve ser protegida contra toda forma de abandono e exploração. Não deverá trabalhar antes de uma idade adequada.
9- As crianças devem ser protegidas contra prática de discriminação racial, religiosa, ou de qualquer carácter.
10- A criança deve ser educada num espírito de compreensão, tolerância, amizade, fraternidade e paz entre os povos.


Estes direitos permitem que todas as crianças do mundo possam usufruir, independentemente da sua origem, de uma infância feliz.
No entanto, ainda existem actos de extrema crueldade praticados contra as crianças, como por exemplo: abandono, exploração, maus tratos físicos e psicológicos, privação de educação e da saúde, bem como o tráfico de menores.
Temos que amar as nossas crianças, porque é de amor que fala a Declaração dos Direitos da Criança.

“ A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes”
(Oscar Wilde)

Deixo-vos com um excerto do livro “ O Sol e o Menino dos Pés Frios” .


                                            Matilde de Rosa Araújo

Era uma vez uma casa. Muito grande. Com um tecto altíssimo, nem sempre azul. Uma casa enorme onde habitava uma grande família: uma família tão grande que, por vezes, não julgavam os seus membros que se conheciam. E se deviam amar.

Houve um menino que entrou nesta casa estava ela toda branca. No chão tapetes de neve, cristais de água de uma brancura que estremecia. E as próprias árvores escorriam essa brancura. E frio. Iluminava-a uma estrela tão brilhante que, sobre o tecto, parecia que poisava sobre as nossas mãos.

Ora um dia, em que fazia anos em que esse menino entrara nessa casa, outro menino por ela andava com frio. Pelo chão, pelos milhões de cristais, caminhavam os seus pezitos enregelados. Tanto frio que nem podia olhar a estrela brilhante. Nem os milhões de cristais que pisava.

Um beijo cristalino!

Da prof. Isilda Rosado

Projecto "Abraço a Moçambique"

Demos continuidade hoje ao atelier de Expressão Plástica dinamizado pela Dª Raquel ( mãe da Mara) nas nossas aulas de Formação Cívica e Comunicação.
Os produtos finais do trabalho ficaram muito bonitos...
Resta-me mais uma vez agradecer à Dª Raquel pela sua paciência e disponibilidade.







Visita Surpresa na Hora do Conto (5ºC)

Boa noite a todos!
Foi com prazer que recebemos hoje na nossa aula de Comunicação a mãe do João - Dª Alexandra Silva.
Ela elegeu  o livro de fábulas de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.Leu-nos a fábula da Cegonha e da Tartaruga...A Cegonha pensava que podia deslumbrar a tartaruga com os seus conhecimentos sobre o mundo mas ...afinal, a tartaruga embora não tão viajada, possuía uma grande biblioteca cheia de livros onde viajava em conhecimentos e aprendizagens...

Os alunos e Directora de Turma agradecem a sua colaboração.  : )

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

AULA DE COMUNICAÇÃO do 5ºB

Hoje demos início ao primeiro ensaio da Peça  de teatro sobre o Natal que iremos representar aos pequenitos do Jardim de Infância de Vialonga. Todos os intervenientes aprenderam depressa a lição e conseguiram encarnar o espírito de cada personagem. Em casa, não se esqueçam de pensar no cenário que vão fazer em EVT, dos vários adereços que cada um ficou de arranjar ( roupa a condizer, o fato do Pai Natal, as cartas, os presentes) e, é claro, de estudar muito bem o papel.
Estou muito contente com o vosso trabalho!
A professora Marília Oliveira

As Capas de trabalho de E.V.T. do 5ºC

Olá a todos.
Deixamos no blogue imagens de algumas capas de trabalho do 5ºC que já estão concluídas.
Depois de fazerem a medição, traçaram, cortaram e colaram. Todos os alunos elaboraram a sua capa de trabalho em cartolina.
Deram 'asas à imaginação' e decoraram o nome, número e ano. Colaram também os desenhos da família e dos seus objectos preferidos que já tinham feito .
Na próxima semana iremos colocar também algumas capas do 5ºB.



Beijinhos das Professoras de E.V.T.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Parabéns Prof. Dina

Olá Viva!

Ontem, 17 de Novembro de 2010 a Prof. Dina foi surpreendida com uma pequena festa na aula de E.V.T.
Os alunos do 5ºB portaram-se muito bem e cantaram todos afinadinhos.
A Professora gostou e agradeceu muito.
Deixamos a foto como recordação.




Muitos PARABÉNS de todos nós Prof. Dina!

Dos seus alunos e colegas um beijinho com votos de felicidades, cheio de cores pririas, para poder pintar a sua vida de todas as cores, por muitos e muitos anos.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Trabalho sobre os animais em vias de extinção

Boa noite caros alunos, deixo ficar aqui um trabalho realizado pelo Diogo Raimundo do 5º C que me pareceu digno de destaque.
Parabéns Diogo!



Um beijinho
Vera Batista

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Olimpíadas da Matemática! :)

Boa noite meninos e meninas do 5ºB e 5ºC!
Tenho boas notícias!Informo que o aluno Gonçalo Costa do 5ºC ficou em 2º lugar e o aluno Rafael Pires do 5º B ficou em 3º lugar nas Olimpíadas da Matemática.
Comunico também que relativamente à classificação por turmas, o 5º B ficou em 3º lugar e o 5ºC em 5º lugar!
Bom trabalho a todos!
Fiquei muito orgulhosa com as vossas prestações!  :)

A professora de Matemática: Aurélia Valadares

Trabalhos de aprofundamento de Língua Portuguesa

Boa tarde 5ºB e C
os pits de todos já estão corrigidos!
Deixo-vos aqui alguns exemplos de trabalhos com qualidade quer pelo seu conteúdo quer pela sua apresentação.
Aqui fica, então, o desafio do mês do Marco Sousa do 5ºC  "Eu de A a Z"; A" biografia de Matilde Rosa Araújo" feita pela Bianca também do 5ºC e o "ABC da alimentação" feito pelo Gonçalo Almeida do 5ºB
Boa semana de trabalho
A professora: Alexandra Frade




domingo, 14 de novembro de 2010

Olímpíadas da Matemática - Prova de 5ºano

Sugestões para a resolução dos problemas

Olimpíadas da Matemática - Prova 5ºano

AQUI FICA A PROVA DE 5º ANO DAS OLÍMPÍADAS DA MATEMÁTICA RREALIZADA NA PASSADA 5ªFEIRA.

A Crise em Portugal

No passado dia 12 de Novembro o Gonçalo S. fez uma comunicação sobre a Crise em Portugal, assunto que nos preocupa a todos.
Parabéns!De uma forma muito símples conseguiste sintetizar o tema e criaste um interessante debate na turma! : )

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Projecto "Abraço a Moçambique" (5ºC)

Boa tarde a todos!
No âmbito do projecto "Abraço a Moçambique", os alunos do 5ºC tiveram hoje um atelier de Expressão Plástica dinamizado pela Dª Raquel Marques (mãe da Mara) que  "tirou" o dia para estar connosco : ) .Os alunos começaram a reciclar pacotes de leite e sumo, transformando-os em sacos e pequenas caixas para guardar objectos que serão vendidos numa feira no fim do período.
A finalidade deste projecto é ajudar as crianças órfãs moçambicanas cujos pais morreram com sida!
Os 90 minutos passaram a "voar" e o resultado final deste atelier só ficará concluído na próxima semana.
Os alunos mostraram empenho e entusiasmo por esta causa e os resultados são os que se podem exemplificar nas fotografias.
Não posso terminar sem deixar um  abraço especial à Dª Raquel pela disponibilidade e paciência para estar connosco!
Um bem-haja a toda a família que tem sido incansável na colaboração em todas as actividades desenvolvidas pela turma!

A DT: Aurélia Valadares

                                          1º)Pintura dos pacotes


                                         2º) Secagem



                                          3º) Colagem



                                          4º)Impermeabilização com cola


                                         5º) Secagem ao ar livre...

Jogos de MATEMÁTICA (5ºB)

Olá a todos!
Alguns alunos do 5ºB elaboraram para o seu PIT jogos matemáticos.
O jogo pode ser considerado um importante instrumento para a aquisição e para a fixação de conceitos matemáticos.
Destaco os jogos da Andreia e do João.
Estão muito bem pensados e elaborados ( não se esqueceram da parte visual, das regras, dos conceitos...).
Os meus parabéns!
Bom trabalho!


A professora de Matemática: Aurélia Valadares

Visita Surpresa na hora do conto (5ºC)

Boa tarde!
Desta feita, recebemos hoje na nossa aula de Comunicação a Dª Raquel Marques (mãe da Mara).
Ela leu-nos as aventuras de um um balão chamado RE/MAX.
O balão andava na escola e tinha sempre trabalhos de casa, os quais não gostava muito de fazer.Ele preferia ver televisão, jogar jogos, e é claro, apanhar vento...
Contudo, o balão apercebeu-se que deveria cumprir as suas tarefas e compromissos como aluno para poder "voar mais alto" e um dia vir a ser alguém!

Os alunos e a DT agradecem mais esta participação.  : )

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Comemoração do Dia de São Martinho

Olá viva!

O Dia de S. Martinho comemora-se a 11 de Novembro.

A lenda …




Diz a lenda que, um dia, um cavaleiro chamado Martinho, que era bondoso e por isso gostava de ajudar as pessoas, ao ver um velho mendigo, cheio de fome e frio, ficou com pena dele.
Com a sua espada, cortou ao meio a grossa capa vermelha que trazia, deu-lhe uma metade e partiu. Nesse mesmo momento, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia um dia de Verão!
Foi como uma espécie de recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom para aquele homem.
É por isso que, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente.
É o chamado Verão de São Martinho.
É tradição festejar esta data com castanhas e água-pé (só para os adultos).
A fogueira para saltar (mas com cuidado), também não é esquecida.
À festa da castanha e do convívio chamamos Magusto.
O nome água-pé refere-se ao facto de, depois das vindimas, que se realizam nos meses de Setembro e Outubro, o vinho está pronto para ser provado, daí o provérbio:
- No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
Como curiosidade: A castanha é um fruto que vem do castanheiro. A um conjunto de castanheiros chamamos souto.
A castanha está na árvore protegida por uma bola cheia de picos que se chama “ouriço”.
Quando chega o Outono, o ouriço abre e a castanha cai.




É no norte de Portugal que as castanhas se dão melhor, por isso, é do norte que vêm as deliciosas castanhas para todo o país.

Um beijo acastanhado!

A Prof. Isilda Rosado

Os números: "Nunca é tarde para aprender"

Muito interessante...

História dos números

Boa tarde a todos! Uma das sugestões do trabalho obrigatório do PIT de Matemática é investigar a forma como os povos antigos representavam os números. Aqui fica um exemplo, que embora em português do Brasil, resume muito bem a infomação. Inspirem-se.

Recado importante (5ºC)

Atenção, alunos do 5º C:
Para a aula  FC do próximo dia 12 de Novembro é necessário trazerem pincéís e tesoura. A aula de artes decorativas inserida no projecto : "Abraço a Moçambique" vai ser dinamizada pela mãe da Mara que agradece a vossa colaboração relativamente ao material pedido.


A DT: Aurélia Valadares

terça-feira, 9 de novembro de 2010

ABC das profissões

Boa noite a todos,
deixo-vos hoje um dos trabalhos de aprofundamento que o João do 5ºC fez para Língua Portuguesa.
O seu trabalho está  muito bem escrito e muito criativo!

Parabéns João!
A professora: Alexandra Frade