This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Trabalhos de Aprofundamento e Aperfeiçoamento de E.V.T.

Partilhamos com vocês os trabalhos de aprofundamento, de pintores e escultores, que o Marco do 5ºC, a Sara do 5ºC e a Margarida do 5ºB nos apresentaram. Também vos mostramos os desenhos de aperfeiçoamento da Andreia e da Margarida do 5ºB. Queremos felicitar todos os alunos que nos estregaram os trabalhos.  Relembramos que quem ainda não os entregou (ver PIT) o deverá fazer até dia 9 de Dezembro.



Beijinhos
As professoras de E.V.T.

As Capas de trabalho de E.V.T. do 5ºB

Olá a todos,
Deixamos aqui imagens de algumas capas do 5ºB. As do Rodrigo e da Margarida ficaram brilhantes em algumas partes porque já foram plastificadas.
Esperemos que gostem.





Beijinhos
As professoras de E.V.T.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Formação Cívica - 5ºB

Boa tarde!
Nas últimas aulas de Formação Cívica falámos das crianças, lemos os Direitos das Crianças e cada aluno elaborou um texto ilustrado sobre um desses direitos. Eis alguns desses trabalhos!
Professora Isabel Azevedo




Contagem Decrescente


Olá 5ºB/C
Falta um mês para a Grande Festa da Família. Resolvemos dar um aspecto natalício ao nosso blogue. Gostaram? Queremos a vossa opinião. Comentem!

Carta

Aqui fica o power point sobre a carta para poderem estudar

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Visitas de Estudo ao Museu de Vila Franca de Xira




Finalmente, tanto o 5ºB como o 5º C visitaram a exposição que comemora os 500 anos do Foral de Vila Franca de Xira. A atividade que finaliza a visita onde os alunos vão trabalhar com iluminuras pintando com uma pena as palavras de excertos do Foral foi muito divertida. Os alunos portaram-se muito bem, ouviram com atenção as explicações das monitoras e fartaram-se de colocar questões muito interessantes.
Estou muito contente com esta participação. Agora temos de preparar outra visita.Ok?
P.S. As fotos desta atividade serão publicadas oportunamente. Já agora um grande abraço às professoras que nos acompanharam. A saber: professoras Ana Gomes e Alexandra Frade
A prof Marília Oliveira

O Natal está a chegar ..... Trabalho de aprofundamento de Lp

Boa tarde 5º B/C,
o Natal está a chegar e um dos trabalhos de aprofundamento que vos pedi foi que pesquisassem curiosidades sobre esta época tão especial.
A Sara do 5ºC fez um livrinho muito interessante e muito bonito com as pesquisas que realizou. Deixo-vos aqui a capa e duas das muitas páginas do seu livrinho.
Parabéns Sara o seu trabalho está muito interessante.
A professora  Alexandra Frade




segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Aulas dinâmicas e divertidas em Educação Física!

Olá meninos e meninas !

Aqui vos deixo algumas fotos das aulas tão dinâmicas e divertidas no "Poli".

Obrigado a todos por se empenharem tanto nas aulas!

Por nunca desistirem dos novos desafios que vos proponho todos os dias!

Sem a vossa vontade e coragem não seria possível umas aulas tão diversificadas!



                              










PS:-(os vídeos das aulas não ficaram bem gravados ,e fotos só tenho estas sorry)

Atenciosamente

Ana Gomes( a Profe mais refilona!!!Hehehehehehe)

Equipas do Basquetebol!

Aqui deixo a foto das meninas e meninos que estão envolvidas na Actividade Interna todas as terças feiras!
Verifica-se que a adesão das turmas é muito fraca!




As actividades são abertas a todas as turmas!
A nossa escola oferece a todos os alunos(as)  a oportunidade de praticar desportos variados!
Aproveitem!
Aos alunos envolvidos um muito Obrigado!
Sem a vossa participação não haveria Desporto Escolar!
 E estes convívios tão saudáveis!

Atenciosamente
                              Ana Gomes

Corta-Mato Da nossa Escola é já amanhã! Participem!

Olá meninos e meninas!


Aqui vos deixo o cartaz do Corta-mato!

Os vossos escalões correm logo de manhã às 8.30.
Ponto de encontro Campo de Jogos da nossa Escola.

Lembrem-se !Quem tiver pernas para correr mais deve tentar ficar nos 6 primeiros lugares !!!
Assim irá representar a nossa Escola no Corta-mato do Concelho De Vila F. Xira!

Aos outros meninos e meninas que não tenham pernas para correr muito, não faz mal, podem sempre andar!
Mas lembrem-se! Desistir da prova !Só se estiverem mesmo mesmo de rastos

A todos um muito obrigado pela vossa disponibilidade e força de coragem!

Lembrem-se !A vossa professora entende bem do assunto!!!!
Pois já correu muitos muitos Corta-matos! E cada um, que corria, era sempre um desafio!
Ganhar! Nunca ganhei! Pois tinha  a Rosa Mota e a Aurora Cunha! Grandes talentos do Atletismo Nacional!
Mas nunca desisti!
Estar nas 20/30 melhores do país foi  para mim  uma grande honra!


Participa !
Vai ser divertido!


 Atenciosamente
                                                Professora  Ana Gomes

sábado, 20 de novembro de 2010

Comemoração do Dia Mundial da Televisão


Olá viva!

A Assembleia-geral das Nações Unidas proclamou o dia 21 de Novembro como o Dia Mundial da Televisão e o Dia Internacional da Saudação.
Foi em 1883 que um jovem alemão, Paul Nipkon, transformou uma imagem em numerosos impulsos eléctricos.
Este jovem não imaginava que a sua invenção iria mudar o mundo. Com isto, deu-se o início da pré-história da televisão.
As primeiras transmissões de imagens à distância foram conseguidas por um inglês, em 1920. Entretanto em 1923, um russo-americano, Vlademir K. Zworykin, inventava o iconoscópio (conversor de imagem / vídeo câmara).





As primeiras emissões televisivas regulares iniciaram-se na Alemanha em 1935.
Os americanos, em 1954, transmitiam as suas primeiras emissões a cores.
A televisão chegou a Portugal em 1957, ainda a preto e branco.
No início dos anos 80 começaram as emissões da RTP a cores.
As televisões privadas surgiram quase uma década depois, primeiro a SIC, que inicíou
as suas emissões em Outubro de 1992 e no ano seguinte a TVI.
A televisão é sem dúvida o nosso meio de comunicação mais poderoso, completo e dinâmico, pois une num só aparelho o som e imagem.
Não conseguimos imaginar o mundo actual sem a tal “caixinha mágica”.
 Hoje, Portugal está a ser notícia em todo o mundo devido à Cimeira da Nato (reunião com os 27 líderes da União Europeia e membros da Nato), que está a decorrer este fim- de-semana na FIL, Parque das Nações, em Lisboa, graças às transmissões das várias televisões que alí se encontram.
Mas, nem tudo é “cor-de-rosa”, a televisão também tem o seu lado”negro”.
Através da sua programação e publicidade bem colorida, vai impondo padrões de consumo (moda, música, alimentação e valores).
A televisão pode ser também uma forte concorrente ao convívio familiar. A boa conversa, o gosto pela leitura, a prática de estudo e de hobbies, vão dando lugar, muitas vezes sem darmos por isso, ao uso do nosso telecomando.
Como todas as coisas boas da vida, a televisão é para ser consumida com moderação.

Um beijo sem televício!
Da prof. Isilda Rosado

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Comemoração do Dia dos Direitos Internacionais da Criança



Como já tive a oportunidade de afirmar anteriormente, as crianças são o bem mais precioso que podemos ter, sendo assim, não podia deixar de divulgar tão importante data.

Em 20 de Novembro de 1959, a ONU fez a Declaração dos Direitos da Criança, com 10 artigos:

1- A criança deve ter condições para se desenvolver física, mental, moral, espiritual e socialmente, com liberdade e dignidade.
2- A criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade, desde o seu nascimento.
3- A criança tem direito à alimentação, lazer, moradia e serviços médicos adequados.
4- A criança deve crescer amparada pelos pais e sob sua responsabilidade, num ambiente de afecto e de segurança.
5- A criança prejudicada física ou mentalmente deve receber tratamento, educação e cuidados especiais.
6- A criança tem direito a educação gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares.
7- A criança, em todas as circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber protecção e socorro.
8- A criança deve ser protegida contra toda forma de abandono e exploração. Não deverá trabalhar antes de uma idade adequada.
9- As crianças devem ser protegidas contra prática de discriminação racial, religiosa, ou de qualquer carácter.
10- A criança deve ser educada num espírito de compreensão, tolerância, amizade, fraternidade e paz entre os povos.


Estes direitos permitem que todas as crianças do mundo possam usufruir, independentemente da sua origem, de uma infância feliz.
No entanto, ainda existem actos de extrema crueldade praticados contra as crianças, como por exemplo: abandono, exploração, maus tratos físicos e psicológicos, privação de educação e da saúde, bem como o tráfico de menores.
Temos que amar as nossas crianças, porque é de amor que fala a Declaração dos Direitos da Criança.

“ A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes”
(Oscar Wilde)

Deixo-vos com um excerto do livro “ O Sol e o Menino dos Pés Frios” .


                                            Matilde de Rosa Araújo

Era uma vez uma casa. Muito grande. Com um tecto altíssimo, nem sempre azul. Uma casa enorme onde habitava uma grande família: uma família tão grande que, por vezes, não julgavam os seus membros que se conheciam. E se deviam amar.

Houve um menino que entrou nesta casa estava ela toda branca. No chão tapetes de neve, cristais de água de uma brancura que estremecia. E as próprias árvores escorriam essa brancura. E frio. Iluminava-a uma estrela tão brilhante que, sobre o tecto, parecia que poisava sobre as nossas mãos.

Ora um dia, em que fazia anos em que esse menino entrara nessa casa, outro menino por ela andava com frio. Pelo chão, pelos milhões de cristais, caminhavam os seus pezitos enregelados. Tanto frio que nem podia olhar a estrela brilhante. Nem os milhões de cristais que pisava.

Um beijo cristalino!

Da prof. Isilda Rosado

Projecto "Abraço a Moçambique"

Demos continuidade hoje ao atelier de Expressão Plástica dinamizado pela Dª Raquel ( mãe da Mara) nas nossas aulas de Formação Cívica e Comunicação.
Os produtos finais do trabalho ficaram muito bonitos...
Resta-me mais uma vez agradecer à Dª Raquel pela sua paciência e disponibilidade.







Visita Surpresa na Hora do Conto (5ºC)

Boa noite a todos!
Foi com prazer que recebemos hoje na nossa aula de Comunicação a mãe do João - Dª Alexandra Silva.
Ela elegeu  o livro de fábulas de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.Leu-nos a fábula da Cegonha e da Tartaruga...A Cegonha pensava que podia deslumbrar a tartaruga com os seus conhecimentos sobre o mundo mas ...afinal, a tartaruga embora não tão viajada, possuía uma grande biblioteca cheia de livros onde viajava em conhecimentos e aprendizagens...

Os alunos e Directora de Turma agradecem a sua colaboração.  : )

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

AULA DE COMUNICAÇÃO do 5ºB

Hoje demos início ao primeiro ensaio da Peça  de teatro sobre o Natal que iremos representar aos pequenitos do Jardim de Infância de Vialonga. Todos os intervenientes aprenderam depressa a lição e conseguiram encarnar o espírito de cada personagem. Em casa, não se esqueçam de pensar no cenário que vão fazer em EVT, dos vários adereços que cada um ficou de arranjar ( roupa a condizer, o fato do Pai Natal, as cartas, os presentes) e, é claro, de estudar muito bem o papel.
Estou muito contente com o vosso trabalho!
A professora Marília Oliveira

As Capas de trabalho de E.V.T. do 5ºC

Olá a todos.
Deixamos no blogue imagens de algumas capas de trabalho do 5ºC que já estão concluídas.
Depois de fazerem a medição, traçaram, cortaram e colaram. Todos os alunos elaboraram a sua capa de trabalho em cartolina.
Deram 'asas à imaginação' e decoraram o nome, número e ano. Colaram também os desenhos da família e dos seus objectos preferidos que já tinham feito .
Na próxima semana iremos colocar também algumas capas do 5ºB.



Beijinhos das Professoras de E.V.T.