This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

"Época Natalícia" - Trabalho de aprofundamento de Lp

Boa tarde a todos,
Hoje deixo-vos aqui mais um trabalho de aprofundamento sobre a "Época Natalícia"
Desta vez foi o Marco Sousa do 5ºC que foi investigar curiosidades sobre várias tradições de Natal.
Aqui fica o exemplo de algumas páginas do livrinho que elaborou.
Parabéns Marco!
A Professora : Alexandra Frade




sábado, 4 de dezembro de 2010

Dinossauros

Apresentação em PP dos alunos: Alexandre, Diogo, Gonçalo Santos e Marco Sousa do 5ºC para a aula de Comunicação do dia 3/12/2010

Visita Surpresa na hora do Conto (5ºC)

Na passada 6ªfeira, dia 3 de Dezembro, a mãe do Marco-Dª Susete Sousa, presenteou-nos com duas Histórias de Natal  muito a propósito para a época e que nos fizeram reflectir sobre a generosidade e ajuda ao próximo:
-"Um presente inesperado";
-"Uma visita inesperada".

Em nome da turma e da DT, aqui ficam os nossos mais sinceros agradecimentos a mais esta colaboração.

Visita à Feira do Livro

Bom Dia a todos!
Na passada sexta-feira o 5ºC efectuou uma visita à 16ª edição da Feira do Livro no Bloco A - Sala Elisabete Carapinha.
Alguns já encomendaram e compraram os seus livros preferidos. Até 10 de Novembro ainda podem aparecer e comprar mais uns livrinhos. Aproveitem pois .... um livro é sempre um belo presente!!!!
Aqui fica o registo da visita da turma a mais uma Feira do Livro

A DT: Aurélia Valadares



terça-feira, 30 de novembro de 2010

Comemoração do Dia da Restauração da Independência e do Dia Mundial de Luta contra a Sida



Olá viva!

Para quem não sabe o porquê do dia 1 de Dezembro ser feriado nacional, vamos dar uma pequenina ajuda.
Portugal, entre 1580 e 1640, estava a ser governado por Espanha. Os Portugueses viam os seus cargos ocupados pelos Espanhois, tinham perdido privilégios, eram obrigados a alistarem-se no exército espanhol e a suportar todas as despesas.
Portugal estava a ser governado de longe, sem qualquer preocupação com os interesses e necessidades das pessoas que cá viviam.
Os portugueses serviam para pagar impostos, que ajudavam a pagar as despesas do Império Espanhol, o qual também já estava em declínio.
Em Espanha, o Rei Filipe IV também enfrentava dificuldades, pois continuava em guerra com outros paises.
O descontentamento da população espanhola aumentava. O Rei, preocupado com possíveis revoltas, desviou para Espanha muitos soldados portugueses.
Os portugueses, como é fácil de imaginar, viviam descontentes com toda esta situação.
Perceberam, então, que só uma revolução bem organizada contra Filipe IV de Espanha e III de Portugal, lhes poderia trazer a libertação.
Assim, os portugueses viram que estavam reunidas condições para que no dia 1 de Dezembro de 1640, um grupo de Fidalgos invadisse de surpresa o Palácio Real (Paço da Ribeira), no Terreiro do Paço. Aí encontravam-se a Duquesa de Mântua, Vice-Rainha de Portugal e o Secretário de Estado, Miguel de Vasconcelos.
A Duquesa foi presa e obrigada a dar ordens às suas tropas para se renderem. O seu Secretário foi morto, tendo o seu corpo sido atirado por uma janela.  
Portugal recuperou assim a sua independência, sendo D. João IV, Duque de Bragança, aclamado rei, com o cognome “O Restaurador”.


D. João IV


Não posso finalizar, sem antes deixar um grande beijinho de agradecimento à Professora Marília Oliveira, de H.G.P., pela sua colaboração na realização deste texto.


 



No dia 1 de Dezembro comemora-se também o Dia Mundial de Luta Contra a Sida.
A sigla SIDA significa Sindroma de Imunodeficiência Adquirida.
O vírus da sida chama-se VIH, que quer dizer vírus da Imunodeficiência Humana, dado que ataca o nosso sistema imunológico, o qual é o responsável pelas defesas que o nosso organismo tem para se defender das doenças.
Uma pessoa que tenha este vírus chama-se seropositiva.
Infelizmente, todos nós já ouvimos falar nestes nomes. Cada ano são registados mais casos a somar àqueles que já existem e são muitos.

A SIDA transmite-se através de:

- Transfusões de sangue que esteja infectado;
- Partilha de seringas utilizadas por alguém infectado;
- A mulher grávida seropositiva, pode transmitir o vírus VIH ao seu bebé.
- Relações sexuais não protegidas.

Ainda não há cura para esta horrível doença, PREVENIR é palavra de ordem, porque a prevenção é o remédio mais eficaz.
Nunca deixes de ser amigo de uma pessoa seropositiva. Até porque já sabes, a sida não se transmite por um abraço, beijo ou aperto de mão.


Um beijo muito Rosado
Da prof. Isilda

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O Natal está a chegar ..... Trabalho de aprofundamento de Lp

A Sara do 5ºB foi pesquisar curiosidades sobre a época natalícia e fez um trabalho de aprofundamento muito interessante. Deixo-vos aqui algumas das páginas do livrinho que ela elaborou.
Parabéns Sara
A professora Alexandra Frade


domingo, 28 de novembro de 2010

Direitos das Crianças - 5ºC

Olá a todos!
No âmbito do projecto "Abraço a Moçambique", os alunos do 5ºC analisaram os artigos que consagram os Direitos das Crianças.
Aqui ficam alguns trabalhos realizados pelos alunos.

                                           Adriana
 
                                             Denilsa
                                           Diogo
                                            Gonçalo Santos
                                           Sara

David Luiz

Na aula de Comunicação do passado dia 26 de Novembro o Marco do 5ºC apresentou um trabalho sobre o futebolista do Benfica David Luiz.

Aqui fica o vídeo que visualizámos na aula.

David Luiz

Apresentação em Powerpoint do Marco Sousa do 5ºC para a aula de Comunicação do dia 26/11/2010.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Trabalhos de Aprofundamento e Aperfeiçoamento de E.V.T.

Partilhamos com vocês os trabalhos de aprofundamento, de pintores e escultores, que o Marco do 5ºC, a Sara do 5ºC e a Margarida do 5ºB nos apresentaram. Também vos mostramos os desenhos de aperfeiçoamento da Andreia e da Margarida do 5ºB. Queremos felicitar todos os alunos que nos estregaram os trabalhos.  Relembramos que quem ainda não os entregou (ver PIT) o deverá fazer até dia 9 de Dezembro.



Beijinhos
As professoras de E.V.T.

As Capas de trabalho de E.V.T. do 5ºB

Olá a todos,
Deixamos aqui imagens de algumas capas do 5ºB. As do Rodrigo e da Margarida ficaram brilhantes em algumas partes porque já foram plastificadas.
Esperemos que gostem.





Beijinhos
As professoras de E.V.T.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Formação Cívica - 5ºB

Boa tarde!
Nas últimas aulas de Formação Cívica falámos das crianças, lemos os Direitos das Crianças e cada aluno elaborou um texto ilustrado sobre um desses direitos. Eis alguns desses trabalhos!
Professora Isabel Azevedo




Contagem Decrescente


Olá 5ºB/C
Falta um mês para a Grande Festa da Família. Resolvemos dar um aspecto natalício ao nosso blogue. Gostaram? Queremos a vossa opinião. Comentem!

Carta

Aqui fica o power point sobre a carta para poderem estudar

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Visitas de Estudo ao Museu de Vila Franca de Xira




Finalmente, tanto o 5ºB como o 5º C visitaram a exposição que comemora os 500 anos do Foral de Vila Franca de Xira. A atividade que finaliza a visita onde os alunos vão trabalhar com iluminuras pintando com uma pena as palavras de excertos do Foral foi muito divertida. Os alunos portaram-se muito bem, ouviram com atenção as explicações das monitoras e fartaram-se de colocar questões muito interessantes.
Estou muito contente com esta participação. Agora temos de preparar outra visita.Ok?
P.S. As fotos desta atividade serão publicadas oportunamente. Já agora um grande abraço às professoras que nos acompanharam. A saber: professoras Ana Gomes e Alexandra Frade
A prof Marília Oliveira

O Natal está a chegar ..... Trabalho de aprofundamento de Lp

Boa tarde 5º B/C,
o Natal está a chegar e um dos trabalhos de aprofundamento que vos pedi foi que pesquisassem curiosidades sobre esta época tão especial.
A Sara do 5ºC fez um livrinho muito interessante e muito bonito com as pesquisas que realizou. Deixo-vos aqui a capa e duas das muitas páginas do seu livrinho.
Parabéns Sara o seu trabalho está muito interessante.
A professora  Alexandra Frade




segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Aulas dinâmicas e divertidas em Educação Física!

Olá meninos e meninas !

Aqui vos deixo algumas fotos das aulas tão dinâmicas e divertidas no "Poli".

Obrigado a todos por se empenharem tanto nas aulas!

Por nunca desistirem dos novos desafios que vos proponho todos os dias!

Sem a vossa vontade e coragem não seria possível umas aulas tão diversificadas!



                              










PS:-(os vídeos das aulas não ficaram bem gravados ,e fotos só tenho estas sorry)

Atenciosamente

Ana Gomes( a Profe mais refilona!!!Hehehehehehe)

Equipas do Basquetebol!

Aqui deixo a foto das meninas e meninos que estão envolvidas na Actividade Interna todas as terças feiras!
Verifica-se que a adesão das turmas é muito fraca!




As actividades são abertas a todas as turmas!
A nossa escola oferece a todos os alunos(as)  a oportunidade de praticar desportos variados!
Aproveitem!
Aos alunos envolvidos um muito Obrigado!
Sem a vossa participação não haveria Desporto Escolar!
 E estes convívios tão saudáveis!

Atenciosamente
                              Ana Gomes