This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Comemoração do Dia de São Martinho

Olá viva!

O Dia de S. Martinho comemora-se a 11 de Novembro.

A lenda …




Diz a lenda que, um dia, um cavaleiro chamado Martinho, que era bondoso e por isso gostava de ajudar as pessoas, ao ver um velho mendigo, cheio de fome e frio, ficou com pena dele.
Com a sua espada, cortou ao meio a grossa capa vermelha que trazia, deu-lhe uma metade e partiu. Nesse mesmo momento, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia um dia de Verão!
Foi como uma espécie de recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom para aquele homem.
É por isso que, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente.
É o chamado Verão de São Martinho.
É tradição festejar esta data com castanhas e água-pé (só para os adultos).
A fogueira para saltar (mas com cuidado), também não é esquecida.
À festa da castanha e do convívio chamamos Magusto.
O nome água-pé refere-se ao facto de, depois das vindimas, que se realizam nos meses de Setembro e Outubro, o vinho está pronto para ser provado, daí o provérbio:
- No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
Como curiosidade: A castanha é um fruto que vem do castanheiro. A um conjunto de castanheiros chamamos souto.
A castanha está na árvore protegida por uma bola cheia de picos que se chama “ouriço”.
Quando chega o Outono, o ouriço abre e a castanha cai.




É no norte de Portugal que as castanhas se dão melhor, por isso, é do norte que vêm as deliciosas castanhas para todo o país.

Um beijo acastanhado!

A Prof. Isilda Rosado

Os números: "Nunca é tarde para aprender"

Muito interessante...

História dos números

Boa tarde a todos! Uma das sugestões do trabalho obrigatório do PIT de Matemática é investigar a forma como os povos antigos representavam os números. Aqui fica um exemplo, que embora em português do Brasil, resume muito bem a infomação. Inspirem-se.

Recado importante (5ºC)

Atenção, alunos do 5º C:
Para a aula  FC do próximo dia 12 de Novembro é necessário trazerem pincéís e tesoura. A aula de artes decorativas inserida no projecto : "Abraço a Moçambique" vai ser dinamizada pela mãe da Mara que agradece a vossa colaboração relativamente ao material pedido.


A DT: Aurélia Valadares

terça-feira, 9 de novembro de 2010

ABC das profissões

Boa noite a todos,
deixo-vos hoje um dos trabalhos de aprofundamento que o João do 5ºC fez para Língua Portuguesa.
O seu trabalho está  muito bem escrito e muito criativo!

Parabéns João!
A professora: Alexandra Frade

Numeros Inteiros

Aqui fica um PP feito por uma professora de outra escola sobre a matéria que vem para o teste.Servirá como revisões para estudarem...

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Assembleia de turma do 5ºB (continuação)


1ª Assembleia de Turma do 5ºB

Na aula de Formação Cívica de hoje, o 5ºB reuniu para reflectir sobre o aproveitamento e o comportamento da turma.
Os problemas detectados são: falta de atenção nas aulas, não realizarem as tarefas do PIT no tempo previsto e falta de estudo em casa. Os alunos com estes problemas comprometeram-se a ter uma postura diferente daqui em diante para melhorarem o seu aproveitamento e comportamento. Os compromissos foram feitos e espero que todos os alunos cumpram o que prometeram. 
Eis algumas fotos da sessão!
A Directora de Turma: Isabel Azevedo

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Comemoração do Dia Mundial do Cinema


Comemora-se, a 5 de Novembro, o Dia Mundial do Cinema.
Para assinalar esta data, irei falar um pouco da história do cinema – considerada por muitos a 7ª Arte.
Indícios históricos e arqueológicos comprovam que é antiga a preocupação do homem com o registo do movimento.
Como sabem, o desenho e a pintura foram as primeiras formas de representar os aspectos dinâmicos da vida do homem e da natureza.
O jogo de sombras do teatro de marionetas oriental é considerado uma das mais antigas formas de cinema. Experiências feitas mais tarde, como a câmara escura e a lanterna mágica, constituem os fundamentos da ciência óptica que tornaram possível a realidade cinematográfica.
O jogo de sombras surge na China, por volta de 5.000 A.C., o qual consiste na projecção de figuras humanas, de animais ou objectos recortados e manipulados sobre a parede ou em telas de linho.
A câmara escura, invento desenvolvido pelo fisico Giambattista Della Porta no século XVI, consiste numa caixa fechada com um pequeno oríficio coberto por uma lente. Através dele, entram e cruzam-se os raios refletidos pelos objectos exteriores.
A imagem, invertida, inscreve-se na face do fundo no interior da caixa.
A lanterna mágica, criada pelo alemão Athanasins Kirchner no séc XVIII, baseia-se no processo inverso da câmara escura.
É composta por uma caixa cilíndrica iluminada por uma vela, que projecta as imagens desenhadas numa placa fina de vidro.
O cinema mudo marca oficialmente o início da história do cinema.
O som só chegará no final dos anos 20.




Charles Chaplin, uma das mais importantes figuras do cinema, nasce em Inglaterra em 1889 e morre em 1977. Director, produtor e actor, passa uma infância difícil em orfanatos. Mais tarde, realiza o seu 1.º filme em 1914 – Carlitos Repórter. O seu personagem, Carlitos, é um mendigo com bengala, chapéu-de-coco e calças largas. Nessa altura, torna-se a pessoa mais famosa do cinema.
Em Portugal, merece destaque o cineasta Manoel de Oliveira. É considerado o realizador mais idoso do mundo. Com os seus 101 anos de idade, conta já com trinta e dois filmes (longas metragens) realizados.




Já em final de carreira, Manoel de Oliveira é descoberto e valorizado pela crítica francesa na década dos anos 70.
Na nova geração, destaca-se o cineasta João Botelho.




Fiquem bem!

Um beijo Rosado
A Prof. Isilda

Visita surpresa na hora do Conto (5ºC)

Boa tarde a todos!
Hoje foi a vez da mãe da Denilsa - Dª  Adília Varela, ler-nos uma lenda  sobre o menino Polegar e a sua família.
Esta é uma lenda antiga, que surgiu na Europa há muitos anos, mas ninguém sabe quem escreveu ou inventou.
Conta sobre uma família de camponeses pobres, com sete filhos ainda crianças para criar.O filho mais novo nasceu tão pequeno e fraquinho que ganhou o apelido de Pequeno Polegar.Ele apesar de ser pequeno era muito esperto...

Em nome da DT e dos alunos do 5ºC, o nosso muito obrigada por nos ler uma história tão bonita e fazer-nos reflectir um pouco sobre a importância de prestar atenção aos outros!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Os trabalhos em E.V.T.

Olá a todos,
Aqui ficam alguns trabalhos elaborados na sala de aula de E.V.T.


Em cima estão imagens dos separadores do 1º Período elaborados pelo Diogo e pela Bianca do 5ºC. Foi o primeiro trabalho de E.V.T.

Seguem-se os desenhos sobre 'A Minha Família',

                                          Andreia 5ºB
                                          Bruno 5ºB
                                          Rodrigo 5ºB
                                           Gonçalo S. do 5ºC
                                          Mara do 5ºC

Depois desenharam alguns dos seus objectos preferidos,

                                          Rodrigo 5ºB

Sara 5ºC

A Sara do 5ºC ainda teve tempo para fazer um desenho sobre o Magusto

                                   
                                    
Espero que gostem.
Beijinhos,

As Professoras de E.V.T.

Avaliação Intercalar

Exmºs EE,
O CT procedeu à Avaliação Intercalar dos alunos e as Directoras de Turma irão convocar através da caderneta, os EE cujos educandos apresentam um comportamento/aproveitamento insatisfatório.
Os restantes EE que quiserem conhecer o aproveitamento/comportamento nas diferentes disciplinas deverão contactar as DTs no seu horário de atendimento.

As Directoras de Turma: Aurélia Valadares e Isabel Azevedo

Desafio do mês - Língua Portuguesa

Bom dia a todos,
Já corrigi os pits do 5ºB. Amanhã conversaremos sobre a vossa avaliação na disciplina.
Hoje deixo-vos aqui o desafio do mês da Andreia.
Parabéns Andreia o seu trabalho ficou muito interessante!
A professora Alexandra Frade


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Convite para o Circo (5ºB e 5ºC)

Estimados pais e/ou EE, a escola recebeu convites grátis para o Gran Circo Royal. O convite é para uma criança desde que acompanhada por um adulto e é válido apenas para 6ªfeira.
Serão entregues amanhã um convite a cada aluno para os pais/EE que estejam interessados.


              As Directoras de Turma: Aurélia Valadares e Isabel Azevedo

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Subtracção

Para estudarem...(5ºB/5ºC)

Atenção alunos do 5ºC!

Boa Tarde a todos!
Venho por este meio informar que amanhã dia 3 de Novembro não há aula de Educação Física e Desporto Escolar de Atletismo.

 Atenciosamente
                              Ana Gomes

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O que eles prometeram... (5ºC)

Boa tarde a todos.
Na Assembleia de Turma realizada no dia 29 de Outubro os alunos do 5º C comprometeram-se a alterar e melhorar alguns comportamentos, atitudes e também o seu aproveitamento.
Aqui fica  a grelha dos Compromissos de Honra individuais.
A ver vamos se são capazes de cumprir...pois, a DT também fez uma promessa caso os alunos cumpram... ;
E porque o prometido é devido, na AT de Dezembro faremos avaliação dos compromissos e voltaremos a conversar sobre o assunto!

A DT : Aurélia Valadares ;)

domingo, 31 de outubro de 2010

No trilho da Arte...


Olá viva!

Uma sugestão para este feriado…
Desculpem dar esta informação muito em cima da hora, mas recomendo, se quiserem e se puderem, ir ver o filme “Gru o Maldisposto”, vão gostar certamente.
Gru vive numa casa onde, por baixo dela, se encontra um vasto esconderijo secreto…
Rodeado por um exército de minusculos “mínimos”, vão preparar o maior golpe da história do mundo!
Gru vai roubar a lua mas…
E mais não conto.
Na dobragem, temos vozes de pessoas nossas conhecidas, como por exemplo, Nicolau Breyner na voz de Gru.
Encontra-se em exibição em vários cinemas, como por exemplo no Zon Lusomundo cinemas do centro Vasco da Gama. Se tiverem os óculos especiais devem levá-los, pois o filme é em 3D.
Este filme é essencialmente direccionado para os mais novos, mas os adultos na minha opinião também irão gostar.
É uma lição de vida.
As crianças são o bem mais precioso que poderemos ter, por isso, é nossa obrigação tratá-las bem.
 Só mais uma informação o cupão publicado na 1ª página do jornal Sol vale 2,50€ na compra de um bilhete, válido apenas para Zon Lusomundo.

Um beijo bem disposto!
A prof. Isilda Rosado

sábado, 30 de outubro de 2010

Comemoração do Halloween e do Dia de Todos-os-Santos


Olá, viva!

O prometido é devido...
Muitas vezes festejamos datas sem sabermos muito bem o motivo pelo qual as festejamos, não será certamente o caso desta.
No dia 31 de Outubro festeja-se, como sabem, a noite de Halloween, que tem a sua maior representação na cultura inglesa e norte-americana.
Pensa-se que a sua origem remonta aos Celtas, conjunto de povos organizados em várias tribos que se espalharam pela maior parte do oeste da Europa, a partir do 2.º milénio antes de Cristo.
Foi através da observação da natureza que o Homem criou a religião, passou a confiar em Deus e em energias superiores, que o pudessem proteger em situações nas quais se sentia impotente.
O povo Celta acreditava que, a 31 de Outubro, os espíritos de todos aqueles que morreram naquele ano voltariam para possuir os corpos dos vivos.
Perante isto, durante todo este dia, faziam comemorações apagando toda a espécie de luzes existentes, acendendo enormes tochas e usando roupas feitas de peles de animais, para espantar os espíritos.
Também colocavam objectos assustadores, como por exemplo ossos e caveiras, entre outros.
A abóbora foi acrescentada mais tarde e teve a sua origem nos países escandinavos.
Hoje temos abóboras ocas e iluminadas.
O mito antigo que os mortos poderiam voltar converteu-se, hoje em dia, em histórias de fantasmas ou dráculas, com efeitos especiais nos filmes de terror, que alguns tanto gostam.
Na Europa, esta festividade é designada como o "Dia das Bruxas".
Aproveitem bem este dia e divirtam-se.
A Igreja Cristã comemora no dia seguinte, 1 de Novembro, o Dia de Todos-os-Santos e o Dia dos Finados, sendo feriado nacional.

Um beijo cheio de doces e poucas travessuras
A Prof. Isilda Rosado

Olá, viva!

É com muito prazer que irei participar no vosso blogue, sempre que me fôr possível e achar pertinente.
O blogue está realmente fantástico. Na minha opinião, tanto o grafismo escolhido como o nome foram muito bem concebidos. Os meus parabéns aos colegas que executaram este trabalho, bem como aqueles que têm participado nele.
O blogue é uma ferramenta de trabalho importantíssima, pois através dele podemos estar sempre informados dos vossos projectos.
Fiquem bem!

Um beijo cor-de-rosa e azul da Prof.de EVT
Isilda Rosado

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

1ª Assembleia de Turma do 5ºC

Boa tarde!
Os alunos do 5ºC realizaram hoje a sua primeira Assembleia de Turma.
Dos assuntos tratados destacam-se os seguintes pontos:
1º-Problemas da turma/ sugestões para melhorar;
2ª-Compromissos dos alunos.

Quanto aos problemas da turma, os alunos referiram os seguintes:
-Maior agitação e conversa nas aulas do turno da tarde (HGP, EVT e CN);
-Faltas de material e faltas de atraso por parte de alguns alunos;
-Incumprimento das tarefas propostas no PIT por alguns alunos;

Para melhorar, os alunos comprometeram-se a :
-Estar mais concentrados e não conversarem nas aulas;
-Respeitar a vez para falar, colocando o dedo no ar;
-Trabalhar mais para cumprir os PITs;
-Respeitarem todas as regras de saber estar numa sala de aula.

Cada aluno, assumiu por sua vez individualmente, os seus compromissos para melhorar o aproveitamento e comportamento.



A DT: Aurélia Valadares

Trabalhos de Projecto de Matemática (5ºB e 5ºC)

Boa tarde a todos!
Quase no final da avaliação do 1º PIT de Matemática continuam a ser entregues trabalhos de projecto sobre os sólidos geométricos muito bonitos.
Aqui ficam mais alguns que destaco pela sua originalidade!
A professora de Matemática: Aurélia Valadares

                                Jogo de Matemática,Carolina, 5ºB

              A cidade dos sólidos, do Ivanilson e Diogo Prazeres (5ºB)
                                     A quinta do sólidos, David (5ºB)


                                               Cidade de sólidos, Gonçalo (5ºB)


                                                   Casa, Márcia (5ºC)

                                          Cidade, João (5ºC)


                                         Jogo, Sara e Mara (5ºC)

                                                     Boneco, Marco (5ºC)

Desafio do mês - Língua Portuguesa

Boa tarde a todos,
já comecei a ver os trabalhos dos pits do 5ºB.  Deixo-vos, hoje,  o desafio do mês da Margarida:
"Eu de A a Z"
Parabéns Margarida o teu texto está muito interessante!
A professora: Alexandra Frade


Parabéns!

Os nossos meninos do 5º B e 5ºC estão de Parabéns pelos resultados obtidos no torneio de Futebol.

5º C- 3º lugar  e  5º B 2º lugar.

Espero que alguém tenha tirado fotos para as poder, aqui ,colocar.

Bom fim de semana  e obrigado a todos por se terem empenhado tão bem.

                  Professora Ana Gomes

Visita Surpresa na hora do Conto -5ºC

Bom dia a todos!
Na nossa aula de Comunicação de hoje tivemos o prazer de receber a mãe do Alexandre - Dª Elsa Pereira, que nos leu duas histórias muito intererssantes do livro: "As aventuras do menino Nicolau".
A turma gostou e agradece a sua presença.


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

AULA DE COMUNICAÇÃO do 5ºB

Tendo em conta que já temos as personagens e as principais características de cada uma, peço-vos que continuem, durante a próxima semana a pensar na nossa peça de teatro. Continuem o trabalho que iniciámos esta 5ª feira.
Um BOM TRABALHO para todos!
A professora Marília Oliveira

Actividade Interna E Desporto Escolar de Atletismo

Olá Meninos e Meninas! do 5º B e 5º C
  
 Venho por este meio informar que os vossos treinos de Basquetebol e Desporto Escolar de Atletismo já começaram todas as Terças feiras das 15.10 às 16.40 . Esperamos pela vossa presença.

 Para a turma do 5ºC:
-- todas as quartas feiras podem ficar mais 45 minutos a praticar desporto a seguir a E. Física das 10.50 às 11.35.

 Aproveitem e pratiquem o desporto que mais gostam.



                        Atenciosamente

                          Ana Gomes

Torneio de Futebol

Venho por este meio informar que amanhã dia 29 de Outubro há torneio de futsal no Polidesprtivo às 9.30.
As  equipas são constituidas por 6 alunos  do 5ºB e do 5ºC. Estes alunos estão dispensados das aulas no 1º bloco da manhã e aos outros blocos da manhã se se mantiverem em jogo e se passarem para as finais .
Os testes de L. Portuguesa  e de Inglês serão realizados, para estes alunos, noutro dia.
 


Equipa Masculina do 5º C :                                                 Equipa Masculina do 5ºB

-Marrco                                                                                    Diogo Santos
-Iuri                                                                                           Miguel
-Diogo                                                                                       Wilson
-Rafael                                                                                        Ivanilson
-Claudio                                                                                      Alexandre
-João Silva                                                                                   Gonçalo
 - Gonçalo Costa                                                                          João Rebocho

Se algum aluno não poder comparecer deve arranjar um substituto da turma .

                                Atenciosamente

                                Profesora de E. Física    Ana Gomes

29ª Olimpíadas da Matemática

No próximo dia 10 de Novembro de 2010, entre as 10h e as 12h sob vigilância de professores de Matemática realizar-se-á  a 29ª edição das Olimpíadas da Matemática.

Foram seleccionados os seguintes alunos:
5ºB
nº   - João Rebocho
nº18 - Margarida Antunes
nº 21 - Rafael Pires
nº 19 - Miguel Alberto

5ºC
nº 15 - Marco Sousa
nº 8 - Gonçalo Santos
nº 9 - Gonçalo Costa
nº 21 - Rafael Ferreira

Estes alunos estarão a representar as respectivas turmas.
Boa sorte a todos!

PS: A falta a alguma disciplina será devidamente justificada pela organização das Olimpídas de Matemática da escola.
                                                                       A professora de Matemática: Aurélia Valadares

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Os "nossos" cacifos - 5-B

Deixo-vos aqui uma imagem de como ficaram os cacifos na sala do 5ºB. Com a vossa colaboração os cacifos ficaram mais coloridos e divertidos. Assim, também já lá podem colocar os portefólios. Espero que gostem.

Beijinhos
A Prof de E.V.T.
Dina Pereira

Um Blogue Fantástico

Olá boa noite a todos,
É a primeira vez que envio uma mensagem no vosso blogue. Gostaria de vos dizer que está realmente fantástico. E com todos estes contributos das professoras, as notícias das turmas , as matérias,os  recados ...está muito interessante. Foi com muita satisfação que li os vossos comentários. Se todos participarmos o blogue fica muito mais dinâmico e divertido.
Beijinhos
A Professora de E.V.T.
Dina Pereira

Organização dos portefólios de Língua Portuguesa

Boa noite 5ºC
Como sabem segunda feira é feriado. Não teremos aulas, por isso, a Directora de Turma, que  quer que vocês tenham excelentes resultados, foi amiga, e dispensou um bocadinho da sua aula de Trabalho Autónomo de quinta feira a Língua Portuguesa.



Assim na quinta feira vocês terão tempo de organizar os vossos portefólios e terminar as tarefas que eventualmente possam ter atrasadas.
Quero que todos tenham boas notas! Mão à obra!
A professora de Língua Portuguesa: Alexandra Frade

Teste de Inglês

Olá a todos!
Como sabem o teste de Inglês será na próxima sexta-feira (dia 29 de Outubro).
Espero que estudem para todos tirarem boas notas!
No 5ºB já fizemos revisões e o 5ºC poderá tirar dúvidas na próxima aula
de TA.
Bom estudo!
A professora de Inglês: Isabel Azevedo

Material para a próxima aula de Matemática (5ºB e 5ºC)

Boa tarde a todos!
Venho relembrar todos os alunos do 5ºB e 5ºC que devem trazer uma máquina de calcular para a próxima aula de Matemática.

                                                                                   A professora de Matemática: Aurélia Valadares

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Adição de números inteiros

Para estudarem...

domingo, 24 de outubro de 2010

1ª Mensagem da prof. de HGP

Parabéns pelo vosso blog. Ele está muito bonito e muito funcional.
Agrada-me a ideia de ver alunos como o David do 5ºB ou o Iuri do 5º C a participarem com tanta frequência neste meio de comunicação. Espero que os outros passem também a fazer o mesmo.

P.S. Em particular para a Andreia do 5º B. Já que não vais estar presente esta semana nas aulas, poderás estudar em casa "As comunidades RECOLECTORAS e as Comunidades AGRO-PASTORIS ( páginas 20 a 25 do manual). Vamos sentir falta do teu contributo para a aula de Comunicação de 5ª feira!
A professora Marília Oliveira

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

"Visita surpresa na hora do conto" - 5ºC

No passado dia 6 de Outubro realizou-se a primeira reunião da nossa DT com os EE.
Entre os assuntos tratados foi feito um convite aos pais e/ou EE para virem à escola e participarem na "Hora do Conto"! Em Comunicação dedicamos sempre 45 minutos de leitura em voz alta e os nossos pais foram convidados a participar com leituras de pequenos livros e /ou contos.

Nestas três primeiras semanas já tivemos o prazer de receber na nossa sala os pais da Mara, do Gonçalo Santos e da Márcia.

Um bem-haja a todos por participarem na vida escolar dos vossos educandos.
É, sem dúvida , uma experiência muito enriquecedora para todos!
                                                                    A DT: Aurélia Valadares

               Norberto Marques (leu uma história sobre "Saber agradecer")


             António Santos ( leu a história da "Padeira de Aljubarrota")
Manuela Conceição ( leu a "Mensagem" de Fernando Pessoa adaptado para os mais novos)

Arca de Noé

Apresentação do Gonçalo Santos para aula de Comunicação,5ºC

Números decimais

Para estudarem...

Leitura e escrita de números

Para estudarem...