This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

As Capas de trabalho de E.V.T. do 5ºC

Olá a todos.
Deixamos no blogue imagens de algumas capas de trabalho do 5ºC que já estão concluídas.
Depois de fazerem a medição, traçaram, cortaram e colaram. Todos os alunos elaboraram a sua capa de trabalho em cartolina.
Deram 'asas à imaginação' e decoraram o nome, número e ano. Colaram também os desenhos da família e dos seus objectos preferidos que já tinham feito .
Na próxima semana iremos colocar também algumas capas do 5ºB.



Beijinhos das Professoras de E.V.T.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Parabéns Prof. Dina

Olá Viva!

Ontem, 17 de Novembro de 2010 a Prof. Dina foi surpreendida com uma pequena festa na aula de E.V.T.
Os alunos do 5ºB portaram-se muito bem e cantaram todos afinadinhos.
A Professora gostou e agradeceu muito.
Deixamos a foto como recordação.




Muitos PARABÉNS de todos nós Prof. Dina!

Dos seus alunos e colegas um beijinho com votos de felicidades, cheio de cores pririas, para poder pintar a sua vida de todas as cores, por muitos e muitos anos.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Trabalho sobre os animais em vias de extinção

Boa noite caros alunos, deixo ficar aqui um trabalho realizado pelo Diogo Raimundo do 5º C que me pareceu digno de destaque.
Parabéns Diogo!



Um beijinho
Vera Batista

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Olimpíadas da Matemática! :)

Boa noite meninos e meninas do 5ºB e 5ºC!
Tenho boas notícias!Informo que o aluno Gonçalo Costa do 5ºC ficou em 2º lugar e o aluno Rafael Pires do 5º B ficou em 3º lugar nas Olimpíadas da Matemática.
Comunico também que relativamente à classificação por turmas, o 5º B ficou em 3º lugar e o 5ºC em 5º lugar!
Bom trabalho a todos!
Fiquei muito orgulhosa com as vossas prestações!  :)

A professora de Matemática: Aurélia Valadares

Trabalhos de aprofundamento de Língua Portuguesa

Boa tarde 5ºB e C
os pits de todos já estão corrigidos!
Deixo-vos aqui alguns exemplos de trabalhos com qualidade quer pelo seu conteúdo quer pela sua apresentação.
Aqui fica, então, o desafio do mês do Marco Sousa do 5ºC  "Eu de A a Z"; A" biografia de Matilde Rosa Araújo" feita pela Bianca também do 5ºC e o "ABC da alimentação" feito pelo Gonçalo Almeida do 5ºB
Boa semana de trabalho
A professora: Alexandra Frade




domingo, 14 de novembro de 2010

Olímpíadas da Matemática - Prova de 5ºano

Sugestões para a resolução dos problemas

Olimpíadas da Matemática - Prova 5ºano

AQUI FICA A PROVA DE 5º ANO DAS OLÍMPÍADAS DA MATEMÁTICA RREALIZADA NA PASSADA 5ªFEIRA.

A Crise em Portugal

No passado dia 12 de Novembro o Gonçalo S. fez uma comunicação sobre a Crise em Portugal, assunto que nos preocupa a todos.
Parabéns!De uma forma muito símples conseguiste sintetizar o tema e criaste um interessante debate na turma! : )

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Projecto "Abraço a Moçambique" (5ºC)

Boa tarde a todos!
No âmbito do projecto "Abraço a Moçambique", os alunos do 5ºC tiveram hoje um atelier de Expressão Plástica dinamizado pela Dª Raquel Marques (mãe da Mara) que  "tirou" o dia para estar connosco : ) .Os alunos começaram a reciclar pacotes de leite e sumo, transformando-os em sacos e pequenas caixas para guardar objectos que serão vendidos numa feira no fim do período.
A finalidade deste projecto é ajudar as crianças órfãs moçambicanas cujos pais morreram com sida!
Os 90 minutos passaram a "voar" e o resultado final deste atelier só ficará concluído na próxima semana.
Os alunos mostraram empenho e entusiasmo por esta causa e os resultados são os que se podem exemplificar nas fotografias.
Não posso terminar sem deixar um  abraço especial à Dª Raquel pela disponibilidade e paciência para estar connosco!
Um bem-haja a toda a família que tem sido incansável na colaboração em todas as actividades desenvolvidas pela turma!

A DT: Aurélia Valadares

                                          1º)Pintura dos pacotes


                                         2º) Secagem



                                          3º) Colagem



                                          4º)Impermeabilização com cola


                                         5º) Secagem ao ar livre...

Jogos de MATEMÁTICA (5ºB)

Olá a todos!
Alguns alunos do 5ºB elaboraram para o seu PIT jogos matemáticos.
O jogo pode ser considerado um importante instrumento para a aquisição e para a fixação de conceitos matemáticos.
Destaco os jogos da Andreia e do João.
Estão muito bem pensados e elaborados ( não se esqueceram da parte visual, das regras, dos conceitos...).
Os meus parabéns!
Bom trabalho!


A professora de Matemática: Aurélia Valadares

Visita Surpresa na hora do conto (5ºC)

Boa tarde!
Desta feita, recebemos hoje na nossa aula de Comunicação a Dª Raquel Marques (mãe da Mara).
Ela leu-nos as aventuras de um um balão chamado RE/MAX.
O balão andava na escola e tinha sempre trabalhos de casa, os quais não gostava muito de fazer.Ele preferia ver televisão, jogar jogos, e é claro, apanhar vento...
Contudo, o balão apercebeu-se que deveria cumprir as suas tarefas e compromissos como aluno para poder "voar mais alto" e um dia vir a ser alguém!

Os alunos e a DT agradecem mais esta participação.  : )

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Comemoração do Dia de São Martinho

Olá viva!

O Dia de S. Martinho comemora-se a 11 de Novembro.

A lenda …




Diz a lenda que, um dia, um cavaleiro chamado Martinho, que era bondoso e por isso gostava de ajudar as pessoas, ao ver um velho mendigo, cheio de fome e frio, ficou com pena dele.
Com a sua espada, cortou ao meio a grossa capa vermelha que trazia, deu-lhe uma metade e partiu. Nesse mesmo momento, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia um dia de Verão!
Foi como uma espécie de recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom para aquele homem.
É por isso que, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente.
É o chamado Verão de São Martinho.
É tradição festejar esta data com castanhas e água-pé (só para os adultos).
A fogueira para saltar (mas com cuidado), também não é esquecida.
À festa da castanha e do convívio chamamos Magusto.
O nome água-pé refere-se ao facto de, depois das vindimas, que se realizam nos meses de Setembro e Outubro, o vinho está pronto para ser provado, daí o provérbio:
- No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
Como curiosidade: A castanha é um fruto que vem do castanheiro. A um conjunto de castanheiros chamamos souto.
A castanha está na árvore protegida por uma bola cheia de picos que se chama “ouriço”.
Quando chega o Outono, o ouriço abre e a castanha cai.




É no norte de Portugal que as castanhas se dão melhor, por isso, é do norte que vêm as deliciosas castanhas para todo o país.

Um beijo acastanhado!

A Prof. Isilda Rosado

Os números: "Nunca é tarde para aprender"

Muito interessante...

História dos números

Boa tarde a todos! Uma das sugestões do trabalho obrigatório do PIT de Matemática é investigar a forma como os povos antigos representavam os números. Aqui fica um exemplo, que embora em português do Brasil, resume muito bem a infomação. Inspirem-se.

Recado importante (5ºC)

Atenção, alunos do 5º C:
Para a aula  FC do próximo dia 12 de Novembro é necessário trazerem pincéís e tesoura. A aula de artes decorativas inserida no projecto : "Abraço a Moçambique" vai ser dinamizada pela mãe da Mara que agradece a vossa colaboração relativamente ao material pedido.


A DT: Aurélia Valadares

terça-feira, 9 de novembro de 2010

ABC das profissões

Boa noite a todos,
deixo-vos hoje um dos trabalhos de aprofundamento que o João do 5ºC fez para Língua Portuguesa.
O seu trabalho está  muito bem escrito e muito criativo!

Parabéns João!
A professora: Alexandra Frade

Numeros Inteiros

Aqui fica um PP feito por uma professora de outra escola sobre a matéria que vem para o teste.Servirá como revisões para estudarem...

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Assembleia de turma do 5ºB (continuação)


1ª Assembleia de Turma do 5ºB

Na aula de Formação Cívica de hoje, o 5ºB reuniu para reflectir sobre o aproveitamento e o comportamento da turma.
Os problemas detectados são: falta de atenção nas aulas, não realizarem as tarefas do PIT no tempo previsto e falta de estudo em casa. Os alunos com estes problemas comprometeram-se a ter uma postura diferente daqui em diante para melhorarem o seu aproveitamento e comportamento. Os compromissos foram feitos e espero que todos os alunos cumpram o que prometeram. 
Eis algumas fotos da sessão!
A Directora de Turma: Isabel Azevedo

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Comemoração do Dia Mundial do Cinema


Comemora-se, a 5 de Novembro, o Dia Mundial do Cinema.
Para assinalar esta data, irei falar um pouco da história do cinema – considerada por muitos a 7ª Arte.
Indícios históricos e arqueológicos comprovam que é antiga a preocupação do homem com o registo do movimento.
Como sabem, o desenho e a pintura foram as primeiras formas de representar os aspectos dinâmicos da vida do homem e da natureza.
O jogo de sombras do teatro de marionetas oriental é considerado uma das mais antigas formas de cinema. Experiências feitas mais tarde, como a câmara escura e a lanterna mágica, constituem os fundamentos da ciência óptica que tornaram possível a realidade cinematográfica.
O jogo de sombras surge na China, por volta de 5.000 A.C., o qual consiste na projecção de figuras humanas, de animais ou objectos recortados e manipulados sobre a parede ou em telas de linho.
A câmara escura, invento desenvolvido pelo fisico Giambattista Della Porta no século XVI, consiste numa caixa fechada com um pequeno oríficio coberto por uma lente. Através dele, entram e cruzam-se os raios refletidos pelos objectos exteriores.
A imagem, invertida, inscreve-se na face do fundo no interior da caixa.
A lanterna mágica, criada pelo alemão Athanasins Kirchner no séc XVIII, baseia-se no processo inverso da câmara escura.
É composta por uma caixa cilíndrica iluminada por uma vela, que projecta as imagens desenhadas numa placa fina de vidro.
O cinema mudo marca oficialmente o início da história do cinema.
O som só chegará no final dos anos 20.




Charles Chaplin, uma das mais importantes figuras do cinema, nasce em Inglaterra em 1889 e morre em 1977. Director, produtor e actor, passa uma infância difícil em orfanatos. Mais tarde, realiza o seu 1.º filme em 1914 – Carlitos Repórter. O seu personagem, Carlitos, é um mendigo com bengala, chapéu-de-coco e calças largas. Nessa altura, torna-se a pessoa mais famosa do cinema.
Em Portugal, merece destaque o cineasta Manoel de Oliveira. É considerado o realizador mais idoso do mundo. Com os seus 101 anos de idade, conta já com trinta e dois filmes (longas metragens) realizados.




Já em final de carreira, Manoel de Oliveira é descoberto e valorizado pela crítica francesa na década dos anos 70.
Na nova geração, destaca-se o cineasta João Botelho.




Fiquem bem!

Um beijo Rosado
A Prof. Isilda

Visita surpresa na hora do Conto (5ºC)

Boa tarde a todos!
Hoje foi a vez da mãe da Denilsa - Dª  Adília Varela, ler-nos uma lenda  sobre o menino Polegar e a sua família.
Esta é uma lenda antiga, que surgiu na Europa há muitos anos, mas ninguém sabe quem escreveu ou inventou.
Conta sobre uma família de camponeses pobres, com sete filhos ainda crianças para criar.O filho mais novo nasceu tão pequeno e fraquinho que ganhou o apelido de Pequeno Polegar.Ele apesar de ser pequeno era muito esperto...

Em nome da DT e dos alunos do 5ºC, o nosso muito obrigada por nos ler uma história tão bonita e fazer-nos reflectir um pouco sobre a importância de prestar atenção aos outros!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Os trabalhos em E.V.T.

Olá a todos,
Aqui ficam alguns trabalhos elaborados na sala de aula de E.V.T.


Em cima estão imagens dos separadores do 1º Período elaborados pelo Diogo e pela Bianca do 5ºC. Foi o primeiro trabalho de E.V.T.

Seguem-se os desenhos sobre 'A Minha Família',

                                          Andreia 5ºB
                                          Bruno 5ºB
                                          Rodrigo 5ºB
                                           Gonçalo S. do 5ºC
                                          Mara do 5ºC

Depois desenharam alguns dos seus objectos preferidos,

                                          Rodrigo 5ºB

Sara 5ºC

A Sara do 5ºC ainda teve tempo para fazer um desenho sobre o Magusto

                                   
                                    
Espero que gostem.
Beijinhos,

As Professoras de E.V.T.

Avaliação Intercalar

Exmºs EE,
O CT procedeu à Avaliação Intercalar dos alunos e as Directoras de Turma irão convocar através da caderneta, os EE cujos educandos apresentam um comportamento/aproveitamento insatisfatório.
Os restantes EE que quiserem conhecer o aproveitamento/comportamento nas diferentes disciplinas deverão contactar as DTs no seu horário de atendimento.

As Directoras de Turma: Aurélia Valadares e Isabel Azevedo

Desafio do mês - Língua Portuguesa

Bom dia a todos,
Já corrigi os pits do 5ºB. Amanhã conversaremos sobre a vossa avaliação na disciplina.
Hoje deixo-vos aqui o desafio do mês da Andreia.
Parabéns Andreia o seu trabalho ficou muito interessante!
A professora Alexandra Frade


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Convite para o Circo (5ºB e 5ºC)

Estimados pais e/ou EE, a escola recebeu convites grátis para o Gran Circo Royal. O convite é para uma criança desde que acompanhada por um adulto e é válido apenas para 6ªfeira.
Serão entregues amanhã um convite a cada aluno para os pais/EE que estejam interessados.


              As Directoras de Turma: Aurélia Valadares e Isabel Azevedo

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Subtracção

Para estudarem...(5ºB/5ºC)