Demos continuidade hoje ao atelier de Expressão Plástica dinamizado pela Dª Raquel ( mãe da Mara) nas nossas aulas de Formação Cívica e Comunicação.
Os produtos finais do trabalho ficaram muito bonitos...
Resta-me mais uma vez agradecer à Dª Raquel pela sua paciência e disponibilidade.
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Projecto "Abraço a Moçambique"
Visita Surpresa na Hora do Conto (5ºC)
Boa noite a todos!
Foi com prazer que recebemos hoje na nossa aula de Comunicação a mãe do João - Dª Alexandra Silva.
Ela elegeu o livro de fábulas de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.Leu-nos a fábula da Cegonha e da Tartaruga...A Cegonha pensava que podia deslumbrar a tartaruga com os seus conhecimentos sobre o mundo mas ...afinal, a tartaruga embora não tão viajada, possuía uma grande biblioteca cheia de livros onde viajava em conhecimentos e aprendizagens...
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
AULA DE COMUNICAÇÃO do 5ºB
Hoje demos início ao primeiro ensaio da Peça de teatro sobre o Natal que iremos representar aos pequenitos do Jardim de Infância de Vialonga. Todos os intervenientes aprenderam depressa a lição e conseguiram encarnar o espírito de cada personagem. Em casa, não se esqueçam de pensar no cenário que vão fazer em EVT, dos vários adereços que cada um ficou de arranjar ( roupa a condizer, o fato do Pai Natal, as cartas, os presentes) e, é claro, de estudar muito bem o papel.
Estou muito contente com o vosso trabalho!
A professora Marília Oliveira
As Capas de trabalho de E.V.T. do 5ºC
Olá a todos.
Deixamos no blogue imagens de algumas capas de trabalho do 5ºC que já estão concluídas.
Depois de fazerem a medição, traçaram, cortaram e colaram. Todos os alunos elaboraram a sua capa de trabalho em cartolina.
Deram 'asas à imaginação' e decoraram o nome, número e ano. Colaram também os desenhos da família e dos seus objectos preferidos que já tinham feito .
Na próxima semana iremos colocar também algumas capas do 5ºB.
Beijinhos das Professoras de E.V.T.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Parabéns Prof. Dina
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Trabalho sobre os animais em vias de extinção
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Olimpíadas da Matemática! :)
Boa noite meninos e meninas do 5ºB e 5ºC!
Tenho boas notícias!Informo que o aluno Gonçalo Costa do 5ºC ficou em 2º lugar e o aluno Rafael Pires do 5º B ficou em 3º lugar nas Olimpíadas da Matemática.
Comunico também que relativamente à classificação por turmas, o 5º B ficou em 3º lugar e o 5ºC em 5º lugar!
Bom trabalho a todos!
Fiquei muito orgulhosa com as vossas prestações! :)
A professora de Matemática: Aurélia Valadares
Trabalhos de aprofundamento de Língua Portuguesa
Boa tarde 5ºB e C
os pits de todos já estão corrigidos!
Deixo-vos aqui alguns exemplos de trabalhos com qualidade quer pelo seu conteúdo quer pela sua apresentação.
Aqui fica, então, o desafio do mês do Marco Sousa do 5ºC "Eu de A a Z"; A" biografia de Matilde Rosa Araújo" feita pela Bianca também do 5ºC e o "ABC da alimentação" feito pelo Gonçalo Almeida do 5ºB
Boa semana de trabalho
A professora: Alexandra Frade
domingo, 14 de novembro de 2010
Olímpíadas da Matemática - Prova de 5ºano
Sugestões para a resolução dos problemas
Olimpíadas da Matemática - Prova 5ºano
AQUI FICA A PROVA DE 5º ANO DAS OLÍMPÍADAS DA MATEMÁTICA RREALIZADA NA PASSADA 5ªFEIRA.
A Crise em Portugal
No passado dia 12 de Novembro o Gonçalo S. fez uma comunicação sobre a Crise em Portugal, assunto que nos preocupa a todos.
Parabéns!De uma forma muito símples conseguiste sintetizar o tema e criaste um interessante debate na turma! : )
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Projecto "Abraço a Moçambique" (5ºC)
Boa tarde a todos!
No âmbito do projecto "Abraço a Moçambique", os alunos do 5ºC tiveram hoje um atelier de Expressão Plástica dinamizado pela Dª Raquel Marques (mãe da Mara) que "tirou" o dia para estar connosco : ) .Os alunos começaram a reciclar pacotes de leite e sumo, transformando-os em sacos e pequenas caixas para guardar objectos que serão vendidos numa feira no fim do período.
A finalidade deste projecto é ajudar as crianças órfãs moçambicanas cujos pais morreram com sida!
Os 90 minutos passaram a "voar" e o resultado final deste atelier só ficará concluído na próxima semana.
Os alunos mostraram empenho e entusiasmo por esta causa e os resultados são os que se podem exemplificar nas fotografias.
Não posso terminar sem deixar um abraço especial à Dª Raquel pela disponibilidade e paciência para estar connosco!
Um bem-haja a toda a família que tem sido incansável na colaboração em todas as actividades desenvolvidas pela turma!
A DT: Aurélia Valadares
2º) Secagem
3º) Colagem
4º)Impermeabilização com cola
5º) Secagem ao ar livre...
Jogos de MATEMÁTICA (5ºB)
Olá a todos!
Alguns alunos do 5ºB elaboraram para o seu PIT jogos matemáticos.
O jogo pode ser considerado um importante instrumento para a aquisição e para a fixação de conceitos matemáticos.
Destaco os jogos da Andreia e do João.
Estão muito bem pensados e elaborados ( não se esqueceram da parte visual, das regras, dos conceitos...).
Os meus parabéns!
Bom trabalho!
A professora de Matemática: Aurélia Valadares
Visita Surpresa na hora do conto (5ºC)
Boa tarde!
Desta feita, recebemos hoje na nossa aula de Comunicação a Dª Raquel Marques (mãe da Mara).
Ela leu-nos as aventuras de um um balão chamado RE/MAX.
O balão andava na escola e tinha sempre trabalhos de casa, os quais não gostava muito de fazer.Ele preferia ver televisão, jogar jogos, e é claro, apanhar vento...
Contudo, o balão apercebeu-se que deveria cumprir as suas tarefas e compromissos como aluno para poder "voar mais alto" e um dia vir a ser alguém!
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Comemoração do Dia de São Martinho
Os números: "Nunca é tarde para aprender"
Muito interessante...
História dos números
Boa tarde a todos! Uma das sugestões do trabalho obrigatório do PIT de Matemática é investigar a forma como os povos antigos representavam os números. Aqui fica um exemplo, que embora em português do Brasil, resume muito bem a infomação. Inspirem-se.
Recado importante (5ºC)
Atenção, alunos do 5º C:
Para a aula FC do próximo dia 12 de Novembro é necessário trazerem pincéís e tesoura. A aula de artes decorativas inserida no projecto : "Abraço a Moçambique" vai ser dinamizada pela mãe da Mara que agradece a vossa colaboração relativamente ao material pedido.
A DT: Aurélia Valadares
terça-feira, 9 de novembro de 2010
ABC das profissões
Boa noite a todos,
deixo-vos hoje um dos trabalhos de aprofundamento que o João do 5ºC fez para Língua Portuguesa.
O seu trabalho está muito bem escrito e muito criativo!
A professora: Alexandra Frade
Numeros Inteiros
Aqui fica um PP feito por uma professora de outra escola sobre a matéria que vem para o teste.Servirá como revisões para estudarem...
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
1ª Assembleia de Turma do 5ºB
Na aula de Formação Cívica de hoje, o 5ºB reuniu para reflectir sobre o aproveitamento e o comportamento da turma.
Os problemas detectados são: falta de atenção nas aulas, não realizarem as tarefas do PIT no tempo previsto e falta de estudo em casa. Os alunos com estes problemas comprometeram-se a ter uma postura diferente daqui em diante para melhorarem o seu aproveitamento e comportamento. Os compromissos foram feitos e espero que todos os alunos cumpram o que prometeram.
Eis algumas fotos da sessão!
A Directora de Turma: Isabel Azevedo
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Comemoração do Dia Mundial do Cinema
Visita surpresa na hora do Conto (5ºC)
Boa tarde a todos!
Hoje foi a vez da mãe da Denilsa - Dª Adília Varela, ler-nos uma lenda sobre o menino Polegar e a sua família.
Esta é uma lenda antiga, que surgiu na Europa há muitos anos, mas ninguém sabe quem escreveu ou inventou.
Conta sobre uma família de camponeses pobres, com sete filhos ainda crianças para criar.O filho mais novo nasceu tão pequeno e fraquinho que ganhou o apelido de Pequeno Polegar.Ele apesar de ser pequeno era muito esperto...
Em nome da DT e dos alunos do 5ºC, o nosso muito obrigada por nos ler uma história tão bonita e fazer-nos reflectir um pouco sobre a importância de prestar atenção aos outros!
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Os trabalhos em E.V.T.
Olá a todos,
Aqui ficam alguns trabalhos elaborados na sala de aula de E.V.T.
Em cima estão imagens dos separadores do 1º Período elaborados pelo Diogo e pela Bianca do 5ºC. Foi o primeiro trabalho de E.V.T.
Seguem-se os desenhos sobre 'A Minha Família',
Andreia 5ºB
Bruno 5ºB
Rodrigo 5ºB
Gonçalo S. do 5ºC
Mara do 5ºC
Depois desenharam alguns dos seus objectos preferidos,
Rodrigo 5ºB
Avaliação Intercalar
Exmºs EE,
O CT procedeu à Avaliação Intercalar dos alunos e as Directoras de Turma irão convocar através da caderneta, os EE cujos educandos apresentam um comportamento/aproveitamento insatisfatório.
Os restantes EE que quiserem conhecer o aproveitamento/comportamento nas diferentes disciplinas deverão contactar as DTs no seu horário de atendimento.
As Directoras de Turma: Aurélia Valadares e Isabel Azevedo
















