Boa tarde 5º B/C,
o Natal está a chegar e um dos trabalhos de aprofundamento que vos pedi foi que pesquisassem curiosidades sobre esta época tão especial.
A Sara do 5ºC fez um livrinho muito interessante e muito bonito com as pesquisas que realizou. Deixo-vos aqui a capa e duas das muitas páginas do seu livrinho.
Parabéns Sara o seu trabalho está muito interessante.
A professora Alexandra Frade
terça-feira, 23 de novembro de 2010
O Natal está a chegar ..... Trabalho de aprofundamento de Lp
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Aulas dinâmicas e divertidas em Educação Física!
Olá meninos e meninas !
Aqui vos deixo algumas fotos das aulas tão dinâmicas e divertidas no "Poli".
Obrigado a todos por se empenharem tanto nas aulas!
Por nunca desistirem dos novos desafios que vos proponho todos os dias!
Sem a vossa vontade e coragem não seria possível umas aulas tão diversificadas!
PS:-(os vídeos das aulas não ficaram bem gravados ,e fotos só tenho estas sorry)
Atenciosamente
Ana Gomes( a Profe mais refilona!!!Hehehehehehe)
Equipas do Basquetebol!
Aqui deixo a foto das meninas e meninos que estão envolvidas na Actividade Interna todas as terças feiras!
Verifica-se que a adesão das turmas é muito fraca!
As actividades são abertas a todas as turmas!
A nossa escola oferece a todos os alunos(as) a oportunidade de praticar desportos variados!
Aproveitem!
Aos alunos envolvidos um muito Obrigado!
Sem a vossa participação não haveria Desporto Escolar!
E estes convívios tão saudáveis!
Atenciosamente
Ana Gomes
Corta-Mato Da nossa Escola é já amanhã! Participem!
Olá meninos e meninas!
Aqui vos deixo o cartaz do Corta-mato!
Os vossos escalões correm logo de manhã às 8.30.
Ponto de encontro Campo de Jogos da nossa Escola.
Lembrem-se !Quem tiver pernas para correr mais deve tentar ficar nos 6 primeiros lugares !!!
Assim irá representar a nossa Escola no Corta-mato do Concelho De Vila F. Xira!
Aos outros meninos e meninas que não tenham pernas para correr muito, não faz mal, podem sempre andar!
Mas lembrem-se! Desistir da prova !Só se estiverem mesmo mesmo de rastos
A todos um muito obrigado pela vossa disponibilidade e força de coragem!
Lembrem-se !A vossa professora entende bem do assunto!!!!
Pois já correu muitos muitos Corta-matos! E cada um, que corria, era sempre um desafio!
Ganhar! Nunca ganhei! Pois tinha a Rosa Mota e a Aurora Cunha! Grandes talentos do Atletismo Nacional!
Mas nunca desisti!
Estar nas 20/30 melhores do país foi para mim uma grande honra!
Participa !
Vai ser divertido!
Atenciosamente
Professora Ana Gomes
sábado, 20 de novembro de 2010
Comemoração do Dia Mundial da Televisão
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Comemoração do Dia dos Direitos Internacionais da Criança
Em 20 de Novembro de
1- A criança deve ter condições para se desenvolver física, mental, moral, espiritual e socialmente, com liberdade e dignidade.
2- A criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade, desde o seu nascimento.
3- A criança tem direito à alimentação, lazer, moradia e serviços médicos adequados.
4- A criança deve crescer amparada pelos pais e sob sua responsabilidade, num ambiente de afecto e de segurança.
5- A criança prejudicada física ou mentalmente deve receber tratamento, educação e cuidados especiais.
6- A criança tem direito a educação gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares.
7- A criança, em todas as circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber protecção e socorro.
8- A criança deve ser protegida contra toda forma de abandono e exploração. Não deverá trabalhar antes de uma idade adequada.
9- As crianças devem ser protegidas contra prática de discriminação racial, religiosa, ou de qualquer carácter.
10- A criança deve ser educada num espírito de compreensão, tolerância, amizade, fraternidade e paz entre os povos.
Estes direitos permitem que todas as crianças do mundo possam usufruir, independentemente da sua origem, de uma infância feliz.
Houve um menino que entrou nesta casa estava ela toda branca. No chão tapetes de neve, cristais de água de uma brancura que estremecia. E as próprias árvores escorriam essa brancura. E frio. Iluminava-a uma estrela tão brilhante que, sobre o tecto, parecia que poisava sobre as nossas mãos.
Ora um dia, em que fazia anos em que esse menino entrara nessa casa, outro menino por ela andava com frio. Pelo chão, pelos milhões de cristais, caminhavam os seus pezitos enregelados. Tanto frio que nem podia olhar a estrela brilhante. Nem os milhões de cristais que pisava.
Da prof. Isilda Rosado
Projecto "Abraço a Moçambique"
Demos continuidade hoje ao atelier de Expressão Plástica dinamizado pela Dª Raquel ( mãe da Mara) nas nossas aulas de Formação Cívica e Comunicação.
Os produtos finais do trabalho ficaram muito bonitos...
Resta-me mais uma vez agradecer à Dª Raquel pela sua paciência e disponibilidade.
Visita Surpresa na Hora do Conto (5ºC)
Boa noite a todos!
Foi com prazer que recebemos hoje na nossa aula de Comunicação a mãe do João - Dª Alexandra Silva.
Ela elegeu o livro de fábulas de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.Leu-nos a fábula da Cegonha e da Tartaruga...A Cegonha pensava que podia deslumbrar a tartaruga com os seus conhecimentos sobre o mundo mas ...afinal, a tartaruga embora não tão viajada, possuía uma grande biblioteca cheia de livros onde viajava em conhecimentos e aprendizagens...
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
AULA DE COMUNICAÇÃO do 5ºB
Hoje demos início ao primeiro ensaio da Peça de teatro sobre o Natal que iremos representar aos pequenitos do Jardim de Infância de Vialonga. Todos os intervenientes aprenderam depressa a lição e conseguiram encarnar o espírito de cada personagem. Em casa, não se esqueçam de pensar no cenário que vão fazer em EVT, dos vários adereços que cada um ficou de arranjar ( roupa a condizer, o fato do Pai Natal, as cartas, os presentes) e, é claro, de estudar muito bem o papel.
Estou muito contente com o vosso trabalho!
A professora Marília Oliveira
As Capas de trabalho de E.V.T. do 5ºC
Olá a todos.
Deixamos no blogue imagens de algumas capas de trabalho do 5ºC que já estão concluídas.
Depois de fazerem a medição, traçaram, cortaram e colaram. Todos os alunos elaboraram a sua capa de trabalho em cartolina.
Deram 'asas à imaginação' e decoraram o nome, número e ano. Colaram também os desenhos da família e dos seus objectos preferidos que já tinham feito .
Na próxima semana iremos colocar também algumas capas do 5ºB.
Beijinhos das Professoras de E.V.T.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Parabéns Prof. Dina
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Trabalho sobre os animais em vias de extinção
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Olimpíadas da Matemática! :)
Boa noite meninos e meninas do 5ºB e 5ºC!
Tenho boas notícias!Informo que o aluno Gonçalo Costa do 5ºC ficou em 2º lugar e o aluno Rafael Pires do 5º B ficou em 3º lugar nas Olimpíadas da Matemática.
Comunico também que relativamente à classificação por turmas, o 5º B ficou em 3º lugar e o 5ºC em 5º lugar!
Bom trabalho a todos!
Fiquei muito orgulhosa com as vossas prestações! :)
A professora de Matemática: Aurélia Valadares
Trabalhos de aprofundamento de Língua Portuguesa
Boa tarde 5ºB e C
os pits de todos já estão corrigidos!
Deixo-vos aqui alguns exemplos de trabalhos com qualidade quer pelo seu conteúdo quer pela sua apresentação.
Aqui fica, então, o desafio do mês do Marco Sousa do 5ºC "Eu de A a Z"; A" biografia de Matilde Rosa Araújo" feita pela Bianca também do 5ºC e o "ABC da alimentação" feito pelo Gonçalo Almeida do 5ºB
Boa semana de trabalho
A professora: Alexandra Frade
domingo, 14 de novembro de 2010
Olímpíadas da Matemática - Prova de 5ºano
Sugestões para a resolução dos problemas
Olimpíadas da Matemática - Prova 5ºano
AQUI FICA A PROVA DE 5º ANO DAS OLÍMPÍADAS DA MATEMÁTICA RREALIZADA NA PASSADA 5ªFEIRA.
A Crise em Portugal
No passado dia 12 de Novembro o Gonçalo S. fez uma comunicação sobre a Crise em Portugal, assunto que nos preocupa a todos.
Parabéns!De uma forma muito símples conseguiste sintetizar o tema e criaste um interessante debate na turma! : )
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Projecto "Abraço a Moçambique" (5ºC)
Boa tarde a todos!
No âmbito do projecto "Abraço a Moçambique", os alunos do 5ºC tiveram hoje um atelier de Expressão Plástica dinamizado pela Dª Raquel Marques (mãe da Mara) que "tirou" o dia para estar connosco : ) .Os alunos começaram a reciclar pacotes de leite e sumo, transformando-os em sacos e pequenas caixas para guardar objectos que serão vendidos numa feira no fim do período.
A finalidade deste projecto é ajudar as crianças órfãs moçambicanas cujos pais morreram com sida!
Os 90 minutos passaram a "voar" e o resultado final deste atelier só ficará concluído na próxima semana.
Os alunos mostraram empenho e entusiasmo por esta causa e os resultados são os que se podem exemplificar nas fotografias.
Não posso terminar sem deixar um abraço especial à Dª Raquel pela disponibilidade e paciência para estar connosco!
Um bem-haja a toda a família que tem sido incansável na colaboração em todas as actividades desenvolvidas pela turma!
A DT: Aurélia Valadares
2º) Secagem
3º) Colagem
4º)Impermeabilização com cola
5º) Secagem ao ar livre...
Jogos de MATEMÁTICA (5ºB)
Olá a todos!
Alguns alunos do 5ºB elaboraram para o seu PIT jogos matemáticos.
O jogo pode ser considerado um importante instrumento para a aquisição e para a fixação de conceitos matemáticos.
Destaco os jogos da Andreia e do João.
Estão muito bem pensados e elaborados ( não se esqueceram da parte visual, das regras, dos conceitos...).
Os meus parabéns!
Bom trabalho!
A professora de Matemática: Aurélia Valadares
Visita Surpresa na hora do conto (5ºC)
Boa tarde!
Desta feita, recebemos hoje na nossa aula de Comunicação a Dª Raquel Marques (mãe da Mara).
Ela leu-nos as aventuras de um um balão chamado RE/MAX.
O balão andava na escola e tinha sempre trabalhos de casa, os quais não gostava muito de fazer.Ele preferia ver televisão, jogar jogos, e é claro, apanhar vento...
Contudo, o balão apercebeu-se que deveria cumprir as suas tarefas e compromissos como aluno para poder "voar mais alto" e um dia vir a ser alguém!




























