This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Trabalhos de aprofundamento de Inglês

Olá a todos!


Alguns alunos realizaram  trabalhos de aprofundamento para o PIT de Fevereiro/Março, relacionados com os temas: as profissões, os desportos e a Nova Zelândia. Eis alguns desses trabalhos.


A professora de Inglês: Isabel Azevedo

                                             Rafael - 5ºB


                                                 Sara - 5ºB




quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dia Mundial da Saúde (5ºC)

O 5º C participou em algumas actividades interactivas alusivas ao dia Mundial da Saúde.
Aqui fica a reportagem fotográfica.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Comemoração do dia 7 de Abril – Dia Mundial da Saúde e…


Olá Viva!


No dia 7 de Abril, comemoramos o Dia Mundial da Saúde e o Dia Nacional dos Moinhos.


DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Por iniciativa da OMS (Organização Mundial de Saúde), comemora-se a 7 de Abril o “Dia Mundial da Saúde”, efeméride que procura desde 1948 chamar a atenção de toda a população para este tema.
Este ano, o Dia Mundial da Saúde terá como tema a resistência a antibióticos.
A OMS pretende alertar, em 2011, para a necessidade de intensificação do compromisso global para salvaguardar medicamentos, antibióticos e antimicrobianos para gerações futuras (iniciativa de louvar).
Entende-se por saúde o resultado do bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças.
A preocupação pelo bem-estar físico começa a notar-se tanto nos jovens, como nos adultos, assim como também nas pessoas mais idosas.
Os antibióticos são dos avanços mais importantes para a saúde humana, mas o seu uso e abuso nos últimos 70 anos tem aumentado. Esta má utilização, muitas vezes resulta em sofrimento, incapacidades, chegando mesmo em casos extremos à morte e, claro, um aumento dos custos ao sistema de saúde.
Os avanços conquistados na medicina, tanto nas áreas da prevenção, como na cura têm permitido um considerado aumento da longevidade. No entanto, ainda morrem muitas pessoas todos os dias por falta de saneamento básico, falta de alimentos saudáveis e também por falta de atendimento médico. Entre esse número muito grande de pessoas que morrem contam-se, infelizmente, muitas crianças.

Neste dia quero saudar, com especial carinho, todos aqueles que estão ligados a esta área. Muitas dessas pessoas exercem voluntariado nos nossos Hospitais, ato que é de louvar. Não poderei finalizar sem antes falar também no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que com o seu trabalho salva pessoas todos os minutos das nossas vidas.



Porque só temos uma vida, tenha uma alimentação equilibrada, pratique exercício físico e faça exames médicos regulares.



DIA NACIONAL DOS MOINHOS




No âmbito do Dia Nacional dos Moinhos, que se assinala a 7 de Abril, terá lugar no próximo fim-de-semana a iniciativa chamada “Dia dos Moinhos Abertos de Portugal”, na qual se pretende chamar a atenção para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais.
Assim, nos dias 9 e 10 de Abril estarão a funcionar e abertos ao público, para visita gratuita, dezenas de moinhos em funcionamento de todos os tipos, um pouco por todo o país. Cada moinho terá um programa de actividades próprio com visitas guiadas, animações, demonstrações, palestras e outras acções de sensibilização.



Um beijo rosado
Da prof. Isilda


terça-feira, 5 de abril de 2011

Peddy paper

Segue em anexo a listagem com as horas em que as equipas participantes no peddy paper devem apresentar-se no campo de jogos.
Cada equipa deverá levar 2 canetas.
Aconselhamos o uso de chapéus, roupa e calçado confortáveis.
É muito importante levarem água, pois segundo a meteorologia vai estar quente nesse dia...

14.01h -As exploradoras/Prof Marília(5ºB)
14.07h-Os Dragon/Sr.Artur Alves(5ºC)
14.09-Os cromos da Bola/Srª Ausenda Silva(5ºB)
14.13h-Best Friend/Srª Maria da Luz Mendes(5ºC)

Peddy-Paper

      Informam-se todos os Encarregados de Educação que, no dia 7 de
Abril -Dia da Saúde, irá realizar-se um Peddy-Paper para a comunidade
escolar, organizado pela disciplina de Educação Física. Esta atividade
irá realizar-se fora do recinto da escola. Os alunos serão
acompanhados por um adulto (Professor, Encarregado de Educação ou
Auxiliar da Ação Educativa).

Correcção da ficha de avaliação (mat)

Resumo do mês de março e abril (mat)

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Apresentação em PP da Márcia para Comunicação (5ºC)

quinta-feira, 31 de março de 2011

Visita de estudo ao Museu da Música

Nos dias 22 e 25 de Março, o 5ºC e o 5ºB participaram na visita de estudo ao Museu da Música no Alto dos Moinhos em Lisboa.

Na visita de dia 22, o 5ºC participou nas actividades: "Como se classificam os instrumentos musicais" e "Pequenos investigadores".

No dia 25 o 5ºB participou na actividade "Como se classificam os instrumentos musicais", durante a qual alguns alunos puderam experimentar alguns dos instrumentos musicais do museu. Posteriormente foi feita uma visita guiada pelo Dr. Vítor Palma, onde foram explicadas algumas curiosidades sobre alguns dos instrumentos em exposição.
Face ao bom comportamento do 5ºB e do 5ºF, foi possível visitar o arquivo e a oficina do museu.

Fica a reportagem e a certeza de que quem se portou bem poderá contar com o prof. de Ed. Musical para novas visitas!

Um abraço,
prof. Octávio

Comemoração do Dia 1 de Abril – Dia das Mentiras


Olá viva!

O dia 1 de Abril é considerado o Dia das Mentiras.

Há muitas explicações para isso.Uma das mais curiosas refere que a brincadeira surgiu em França, no século XVI. Nesta época, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da Primavera, prolongando-se os festejos durante uma semana, até ao dia 1 de Abril.

Em 1564, o rei Carlos IX determinou que o Ano Novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, no qual o Ano Novo começava a 1 de Abril. Algumas pessoas passaram então a gozar com esta situação, enviando-lhes presentes esquisitos e convites para festas que, na realidade, não existiam.

Aproveito assim esta oportunidade para vos comunicar que, a partir de hoje e por falta de tempo, deixarei, com muita pena minha, de assinalar no vosso blogue a comemoração de datas festivas, pelo que agradeço desde já todos os simpáticos comentários que me foram dirigidos por todos vocês.

Um beijo rosado
Da Prof. Isilda


Lembro que mentir é muito feio, só se pode fazer hoje e em jeito de brincadeira…

Visita de Estudo ao Museu Gulbenkian

Olá a todos,

No âmbito da disciplina de E.V.T., no próximo dia 28 de Abril, os alunos das turmas do 5ºB e 5ºC irão a uma visita de estudo ao Museu da Fundação Calouste Gulbenkian  e ao Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão. A saída será às9.00he está prevista a chegada pelas 17.30h. O Custo da visita é de 5 euros. A visita é guiada por monitores da Fundação.
 Depois dos Encarregados de Educação tomarem conhecimento da visita através da Caderneta do Aluno e derem autorização, os alunos devem carregar o cartão dirigirem-se ao ASE para procederem ao pagamento da mesma.
Os alunos devem levar boné ou chapeu e a alimentação que considerarem necessária incluíndo líquidos.
Objectivos da disciplina de E.V.T.:

  • Permitir aos alunos conhecerem outros locais e formas de conhecimento e aprendizagem;
  • Conhecer outras culturas da história da humanidade através da abordagem da obra de arte;
  • Provocar a reflexão através da arte;
  • Entender a arte como forma de comunicação.

Relativamente ao 5ºC o Conselho de Turma decidiu que não iriam participar nesta visita de estudo alguns alunos, pelo comportamento desadequado que tiveram na visita de estudo ao Museu da Música. Assim, os alunos: Cláudio, Diogo, Iuri, João, Márcia e Gonçalo Costa não vão à visita de estudo.

            Imagem da Fundação
                                                       Imagem de de uma exposição  -  uma das galerias




Beijinhos das professoras de E.V.T.

domingo, 27 de março de 2011

Comemoração do dia 27 de Março – Dia Mundial do Teatro e …



Olá viva!


A 27 de Março comemora-se o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Dador de Sangue.

O Dia Mundial do Teatro, foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro. É celebrado todos o anos, a 27 de março, pelos centros nacionais do Instituto Internacional do Teatro e pela Comunidade Teatral Internacional. São organizadas numerosas manifestações teatrais nesta ocasião, sendo uma das mais importantes a difusão da mensagem internacional tradicionalmente redigida por uma personalidade do Teatro, de renome mundial, a convite do Instituto Internacional do Teatro. Jean Cocteau (França) foi o autor da primeira mensagem, em 1962.
Afirma-se que o teatro começou na Grécia. Mas, antes mesmo dos gregos, sabe-se que aconteciam manifestações teatrais na China antiga: os seguidores de Buda expressavam seus sentimentos religiosos através do teatro. Também nos tempos pré-helénicos – século dezanove antes de Cristo -, os habitantes da ilha de Creta, na Grécia, louvavam os  seus deuses com representações cênicas.

O mais importante dos teatros da Grécia antiga e que é considerado o berço do teatro foi o “Teatro de Dionísio”, que foi o primeiro Teatro construído inteiramente de pedra, no século cinco antes de Cristo.


Aqui vemos uma imagem do Teatro de Dionísio, visto do alto da Acrópole, com parte da moderna Atenas ao fundo.
Na atuação das primeiras apresentações eram usadas máscaras para representar Deuses.
Essas máscaras eram feitas em barro, madeira e cortiça e decoradas com pinturas e cabeleiras.
Deixo duas sugestões para assinalar esta data: Visitem o teatro e com toda a certeza vão querer voltar e experimentem a representação, vão ver que vão gostar.

VIVA O TEATRO!


Dia Nacional do Dador de Sangue



O Dia Nacional do Dador de Sangue, 27 de Março, foi instituído através da Resolução do Conselho Ministros nº 40/86, tendo como objectivo reconhecer a importância da contribuição desinteressada dos Dadores Benévolos de Sangue para o tratamento de doentes.

A institucionalização do Dia Nacional do Dador de Sangue constitui, assim, a expressão oficial desse reconhecimento e serve para evidenciar, junto da população em geral, o valor social e humano da dádiva de sangue, estimulando a sua prática e tornando mais conhecida a sua imprescindibilidade.

In Instituto Português do Sangue, IP

Como sabem, só os adultos saudáveis podem doar o seu sangue. De qualquer forma, é sempre bom terem consciência de como é importante este ato, que não custa nada.
Apelo, no dia de hoje, para que um dia percam o medo das agulhas e venham a ser voluntários.

“Porque SANGUE é vida, seja voluntário


Um beijo rosado
Da professora Isilda

quarta-feira, 23 de março de 2011

Aviso Importante : Cheques Dentistas - 5ºC

Exmo Sr (a) Enc Educação
No âmbito do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral, da Direcção Geral de Saúde, informo que o seu educando tem direito de adquirir, no ano lectivo 2010/2011, o cheque dentista OU o cheque higienista.
Para tal, necessito que os seguintes EE se desloquem à escola, na minha hora de atendimento (3ªfeira entre as 10.05h e as 10.50 ),para assinarem o respectivo documento e levantarem o cheque:

-Sara, Mara, Denilsa, Alexandre, Iúri, Marta, Bianca, Gonçalo Santos, Benjamim, Marco, Rafael,
Nuno, Maria Conceição, Diogo, Gonçalo Costa, Maria Radu,João Silva e Márcia.
Nota: Este recado será enviado amanhã 5ªfeira(24 de Março) via caderneta do aluno.
A DT: Aurélia Valadares  

terça-feira, 22 de março de 2011

Pequines (Sara-5ºC,aula de Comunicação)

Apresentação em PP

Trabalho Ângulos e rectas -Alexandre (5ºC)

Trabalho de Aprofundamento

segunda-feira, 21 de março de 2011

Comemoração do dia 22 de Março – Dia Mundial da Água



Olá viva!

É tempo de comemorar o Dia Mundial da ÁGUA, esse bem tão precioso e que escasseia cada vez mais no nosso planeta. Mas também é tempo de chamar a atenção às entidades competentes que só com fiscalização, com investimentos constantes na solução dos esgotos, com campanhas de informação à sociedade e comprometimentos dos governantes é que conseguimos ver os nossos cursos de ÁGUA melhorarem.
È tempo, também, de todos nós deixarmos de poluir as nossas ÁGUAS, pois só assim é que poderemos trazer de volta o ecossistema natural dos Oceanos, dos Lagos, Rios e das Bacias Hidrográficas, tão importantes para o equilibrio da vida.

Não nos podemos esquecer que, antes de nascermos, já adoravamos nadar.

Por último, um conselho: Beba ÁGUA pela sua saúde.



Para descontrairmos um bocadinho, deixo-vos com algumas imagens relativas a desportos náuticos.

Espero que gostem!









Um beijo refrescado
Da professora Isilda Rosado

domingo, 20 de março de 2011

Comemoração do Dia 21 de Março – Dia Mundial da Poesia e da Floresta e…



Olá viva!


O dia 21 de Março é um dia muito rico em comemorações:

- Dia Mundial da Poesia;
- Dia Mundial da Floresta;
- Dia Mundial da Árvore;
- Dia Mundial do Sono;
- Dia Mundial para a Eliminação da Discriminação.

Como podem ver, não nos faltam assuntos para analisar.

DIA MUNDIAL DA POESIA

O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de Março e foi criado com o propósito de promover a defesa da diversidade linguística, a leitura, a escrita, a publicação e o ensino da poesia através do mundo.

A poesia não está só nos livros, mas onde menos se espera…

O Dia Mundial da Poesia relembra poemas eternizados em músicas. Como por exemplo, a poetisa Florbela Espanca, que escreveu poemas sem saber que um dia o cantor João Gil iria criar músicas para eles. Lembram-se deste?

Ser poeta

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
é condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!



DIA MUNDIAL DA FLORESTA E DA ÁRVORE

O Dia Mundial da Floresta e da Árvore comemora-se a 21 de Março, coincidindo com o início da Primavera, com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.

Esta comemoração tem neste ano uma especial importância, dado que se celebra precisamente em 2011 o Ano Internacional das Florestas, sob o tema “Floresta para todos”.

Cobrindo 31% da área terrestre do planeta e garantindo a sobrevivência de 80% da biodiversidade terrestre, as florestas merecem ser preservadas e valorizadas pela importância que têm para o planeta Terra.

As florestas ajudam na regulação da temperatura do nosso planeta, fornecem-nos oxigénio e absorvem a poluição, além de serem o local onde vivem uma grande variedade de animais.

Não se esqueçam: Antes das cidades, já havia a floresta!

E finalmente um conselho, a propósito do Dia Mundial do Sono: Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer!

Tenham uma excelente Primavera!

Um beijo Rosado 
Da professora Isilda

Power point expressões numéricas

Para rever- regras para resolver expressões numéricas

Expressões numéricas problemas

Ficha de trabalho (treino para o campeonato)

Informação aos Encarregados de Educação