This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

sexta-feira, 18 de março de 2011

Comemoração do Dia 19 de Março – Dia do Pai



Olá Viva!


Em Portugal comemora-se o Dia do Pai a 19 de Março.
Quero desejar um feliz Dia do Pai para todos os papás, especialmente para os papás do 5ºB e 5ºC.
Deixo-vos com algumas imagens simplesmente” mágicas”, espero que gostem!


Pai é aquele que dá o ombro…



Que encosta a testa…



Que nos ampara…



Que tem sempre a sua mão por perto…



Que deixa ser beijado…



E que BEIJA



A professora: Isilda Rosado

quinta-feira, 17 de março de 2011

Ficha Bibliográfica do Livro "Dietas, Pintas e Trapos

A leitura deste mês da Andreia do 5ºB esteve centrada no livro Dietas, Pintas e Trapos da autora Jeane Willis.
Aqui fica a Ficha Bibliográfica que ela fez sobre este livro.
Continuação de boas leituras
A professora Alexandra Frade


quarta-feira, 16 de março de 2011

Dia do Inglês

Olá a todos!
No âmbito da Semana das Línguas, na próxima 6ª feira (dia 18) haverá uma pequena Tea Party no átrio da escola durante o 1º intervalo da manhã. Para poderes adquirir um scone (bolo tipicamente Inglês) e ice tea tens de trazer apenas 1 euro.

A professora de Inglês: Isabel Azevedo

terça-feira, 15 de março de 2011

Visita de Estudo ao Jardim Zoológico (5º B e 5º C)

Aqui fica a reportagem de um dia muito bem passado no Zoo de Lisboa!
Deixem os vossos comentários!

segunda-feira, 14 de março de 2011

"Um dia na vida de...uma Administrativa" (5ºC)

Boa tarde a todos!
No passada sexta-feira, dia 11 de Março foi a vez da mãe do Marco- Dª Susete Sousa  fazer-nos companhia na aula de Comunicação.
Embora actualmente desempregada, por circunstâncias da crise económica que atravessamos, a mãe do Marco partilhou com a turma as suas funções enquanto Administrativa.

Uma Assistente Administrativa  realiza actividades em empresas públicas e privadas. A Dª Susete trabalhava num Atelier de Arquitectura e as suas principais funções estavam relacionadas com o trabalho de escritório, sendo estas:
  • Tratar da entrada e saída de correspondência.
  • Recepção de documentos.
  • Atender chamadas telefónicas.
  • Atender ao público.
  • Arquivar documentos.
  • Manter actualizada a agenda.
  • Ter conhecimento de uso de máquinas de escritório, de calculadoras a fotocopiadoras, computadores e os programas usados.
Os nossos sinceros agradecimentos pela partilha e o desejo de que rapidamente encontre novo emprego!
A DT: Aurélia Valadares

segunda-feira, 7 de março de 2011

Comemoração do dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher


Olá viva!

Como sabem este ano, no dia 8 de Março, comemoramos o Carnaval e o Dia Internacional da Mulher.

O Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a 129 operárias que morreram queimadas durante uma ação da polícia para travar uma manifestação numa fábrica de tecidos. Essas mulheres estavam a pedir uma diminuição das horas de trabalho (de 14 horas para 10 horas) por dia e o direito à licença de maternidade.
Este acontecimento ocorreu a 8 de Março de 1857, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Segundo os antropólogos, durante séculos a mulher ocupou um lugar subalterno no seio familiar e da sociedade por imposição histórica, que remonta ao tipo de organização e ao modo de subsistência das sociedades primitivas.
Homens e mulheres viviam em grupos.
Os homens percorriam os grandes espaços para caçarem animais necessários à sua alimentação. As mulheres ficavam com os filhos e limitavam-se a colher plantas selvagens perto do seu habitat.
A caça era vista como uma atividade nobre, implicava riscos, destreza, força e manuseamento de armas de ataque.
Por sua vez a colheita de plantas não tinha qualquer valor, nem causava admiração.
A partir desta diferença inicial de funções nascem todas as desigualdades.
Com base nesta organização do quotidiano, o homem ganha em relação à mulher, pois distinguia-se pelo rigor do pensamento, pela capacidade de raciocínio, pela força muscular, o que lhe dava autoridade.
À mulher restava-lhe a intuição, a paciência, a capacidade de dedicação aos outros.
No entanto, a mulher tem realizado ao longo dos tempos tarefas diversificadas.
Em Portugal, a entrada da mulher no mundo do trabalho quase que triplicou entre 1960 e 1990, o que revela que, no início da década de 90, mais de um terço das mulheres portuguesas deixaram de ser vistas como donas de casa ou mães. Apesar disso, a função maternidade não foi desvalorizada, tornando-se uma função cumulativa.

Não devo, na minha opinião, deixar de referir um problema universal que atinge milhares de mulheres, por vezes de forma silenciosa e dissimulada.
Estou infelizmente a falar da tão conhecida Violência Doméstica, a qual, segundo alguns autores, é um fenómeno cada vez mais comum nas nossas sociedades.
A Violência Doméstica não atinge só as mulheres, atinge também crianças, pessoas idosas, deficientes, dependentes, e não parte muitas vezes só do homem, as mulheres assumem também muitas vezes o papel de agressoras.
Por uma questão, mais que justificada, hoje dou mais importância à Violência Doméstica no feminino.




Ao protegermos as mulheres violentadas, estamos com toda a certeza também a proteger as crianças. Não me canso de afirmar que elas são o nosso bem mais precioso.




Há comemorações de datas que devem ser lembradas e festejadas todos os dias do ano, esta é sem dúvida, uma delas.


Um beijo Rosado
Da prof. Isilda

Material para as próximas aulas de Matemática (5ºB e 5ºC)

Boa tarde a todos!
Espero que estejam a divertir-se e a brincar muito ao Carnaval!
Não se esqueçam dos trabalhos que vos  pedi sobre:
-"Ângulos nos objectos";
- e "Rectas na vida real..."      : )

Aproveito também para relembrar que a partir da próxima aula de Matemática devem trazer o transferidor...

"Transferidor é um material muito usado para medida e marcação de paredes. É composto basicamente por uma escala circular, ou de seções de círculo, dividida e marcada em ângulos espaçados regularmente, tal qual numa régua. Seu uso é diversificado tendo emprego em educação, matemática, engenharia, topografia, construção e diversas outras atividades que requeiram o uso e a medição de ângulos com precisão."
                                                                                                                                            in Wikipédia


A professora de Matemática: Aurélia Valadares

"Um dia na vida de...uma Despenseira Hospitalar" (5ºC)

Boa tarde a todos!
Na passada 6ªfeira, dia 4 de Março, recebemos na nossa aula de Comunicação a mãe da Denilsa – Dª Adília Varela. Ela é Despenseira Hospitalar e trabalha no IPO (Instituto Português de Oncologia). O seu trabalho faz parte do ramo da hotelaria.
De entre as muitas tarefas que são inerentes ao seu cargo, cabe à mãe da Denilsa:
 -Gerir o stock dos alimentos, fazer encomendas, recepcionar produtos, entradas e saídas (informaticamente), responsabilizar-se pelo movimento desta, fornecer mediante requisição os géneros aos serviços do hospital e aos sectores da unidade e ajudar na distribuição. Conferir e lançar facturas. Efectuar reclamações a fornecedores, mediante modelo próprio.

Mais uma vez, a conversa foi muito agradável e os alunos manifestaram curiosidade por esta profissão, a maioria dos quais, nunca tinha ouvido falar.
Agradeço em nome da turma a sua disponibilidade e colaboração!
O nosso muito obrigada!  :)


domingo, 6 de março de 2011

Comemoração do dia 8 de Março - Carnaval



Olá viva!

Para comemorarmos esta data festiva, deixo-vos uma história de Carnaval de Matide Rosa Araújo.
Espero que gostem!

Uma história de Carnaval

Era uma vez um palhaço pobre que tinha um saco de retalhos cheio de uvas pretas e um grande guarda-sol.
Chegou a um campo de relva, desdobrou o lenço de assoar (que era grande e lavadinho) e sentou-se sobre o lenço. Tirou as uvas pretas do saco de retalhos. Mas antes tinha aberto o guarda-sol que espetara na terra (sabe-se lá, ainda podia vir a ser um girassol!).
E pôs-se a comer muito contente.
Passou uma rapariga por ali (mascarada à moda da terra dela) e disse-lhe, muito admirada:
- Tu, no Carnaval, a comer uvas? E debaixo de um guarda-sol?
- Tenho direito a ser palhaço, mesmo pobre, fora do circo. Divertir-me a mim mesmo. E, afinal, não é disparate nenhum, vendo bem as coisas. Faz sol. E não só isso...
- E as uvas? Neste tempo! Como as arranjaste?
- Tinha-as guardadas numa caixa cheia de areia.
Uma caixa de madeira, não penses lá que é de plástico. Os prestidigitadores não tiram pombas e lenços (e outras coisas) das suas caixas? Ei tirei uvas de uma caixa com areia. E divirto-me.
E apontou para a cabeça cor de estopa.
- Bom. Talvez tenhas razão. Deves ter mesmo. Tu não és mentiroso. Mas como te divertes assim sozinho?
- Troco as estações. Faço uma baralhada. Faço do Fevereiro Setembro. E, assim, estou a brincar ao Outono, percebes?
- Percebo...

Matilde Rosa Araújo, Livro "Crescer", Ana Maria Rodrigues

Um beijinho com votos de um bom Carnaval.
Da prof. Isilda Rosado

sexta-feira, 4 de março de 2011

Revoluçao...

Apresentação do Gonçalo Santos para a aula de Comunicação.

Números

Apresentação da Mara para a aula de Comunicação.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Reforço das medidas de segurança na escola

Boa noite
Aqui fica uma mensagem da direcção da escola
"Consideramos necessário reforçar medidas de segurança.
Deste modo, a partir do dia 14/03 só será permitida a entrada na escola aos alunos que apresentem o cartão de identificação.
Para prevenir, pedimos aos alunos/EE que verifiquem se todos têm os cartões em bom estado.
O pedido de emissão de um novo cartão deve ser feito no ASE, mediante o pagamento da quantia de 5 €.
Qualquer entrada na escola, de encarregados de educação, ex alunos, etc., só poderá ser feita com autorização da portaria, mediante apresentação de identificação e motivo da visita."

Trabalhos de aprofundamento sobre o Carnaval

Boa noite,
deixo-vos hoje o trabalho  da Ana Garcia do 5ºB sobre o Carnaval e o resumo dos conteúdos estudados neste mês feito pelo do Gonçalo  5ºB
A professora Alexandra Frade


quarta-feira, 2 de março de 2011

Trabalhos em E.V.T. – Máscaras e Mascarilhas


Olá viva!


Colocámos no vosso blogue a construção de máscaras e mascarilhas, realizadas pelas turmas do 5.º B e do 5.º C, no âmbito da comemoração do Carnaval.
Deixamos algumas imagens da realização desta atividade.
Começámos por colocar alguns exemplos de máscaras e mascarilhas no quadro da sala de aula.






Rápidamente, os projetos de cada um começaram a ganhar forma.




Depois de pintadas e decoradas…






Foram recortadas e …






Experimentadas e…






Realizaram-se dois painéis bem divertidos e coloridos.










A todos o nosso obrigado pelo empenho demonstrado na realização desta atividade.

Um beijo bem colorido e cheio de serpentinas das vossas professoras de E.V.T.

Trabalhos de aprofundamento de Inglês (cont.)

 Sara Pires - 5ºC




Ana Garcia -5ºB 

Trabalhos de aprofundamento de Inglês (cont.)

 Sara Silva -5ºB



Ana Garcia - 5ºB


O trabalho da Ana é constituído por várias páginas mas selecionei apenas duas.


Trabalhos de aprofundamento de Inglês

Boa tarde!
Foram alguns os trabalhos de aprofundamento que os alunos destas turmas elaboraram para o último PIT. Os temas desenvolvidos foram: a família, a casa e o corpo humano. Eis alguns desses trabalhos.
A professora de Inglês: Isabel Azevedo


 Rafael - 5ºB



Beatriz - 5ºC



Sara, 5ºB

O corpo humano : Ossos...

Trabalho apresentado pela Maria Radú para a aula de Comunicação (5ºC)

Trabalhos para o PIT de Matemática - 5ºB

Boa tarde a todos!
Aqui ficam alguns trabalhos que destaco do PIT de Matemática do mês de Fevereiro!
Bom trabalho a todos! :)
A professora de Matemática: Aurélia Valadares

                                         Jogo: Margarida e Neuza

                                          Jogo dos Pares: Miguel e João

                                          Jogo dos Múltiplos e Divisores: Rafael



                                                    Invenção de problemas: Margarida




                                                    Resumo de aula : Margarida

Problemas

Trabalho de Aprofundamento de Matemática da Sara do 5ºC

Matemática exercício...

Trabalho de Aprofundamento de Matemática do Rafael Pires, 5ºB

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Trabalhos de aprofundamento sobre o Carnaval

Bom dia a todos,
Foi-vos pedido no PIT de Fevereiro que fizessem um trabalho sobre a época festiva que se aproxima - O Carnaval. Pedi-vos também que elaborassem uma pesquisa sobre provérbios e ditados populares sobre o Carnaval/Entrudo.
Aqui ficam os melhores trabalhos apresentados pelas duas turmas
A professora Alexandra Frade








Provérbios populares sobre o carnaval

Aqui fica a pesquisa que o Rafael Pires do 5ºB fez sobre provérbios de Carnaval

"Um dia na vida de...um Consultor Imobiliário" (5ºC)

Olá a todos!
Na passada 6ªfeira, dia 25 de Fevereiro, recebemos como convidado na nossa aula de FC o pai da Mara - Norberto Marques.
Uma vez que os alunos da turma têm estado bastante conversadores nas aulas de Inglês, não realizando as tarefas pedidas pela professora, a conversa tomou dois rumos diferentes:
-O primeiro esteve relacionado com o esclarecimento sobre o que é ser um Consultor Imobiliário na Remax;
-O segundo foi a importância que uma Língua estrangeira, nomeadamente o Inglês pode ter no futuro de qualquer indivíduo no mercado de trabalho.

Um Consultor Imobiliário é aquele que tenta perceber, se as pessoas estão interessadas em comprar, vender,arrendar casas ou terrenos.Anda pelas ruas a distribuir publicidade, coloca placas nas casas dos interessados em vender, entre outras tarefas.

Quanto ao segundo ponto da conversa, os pais da Mara levaram-nos a reflectir sobre como o Inglês era importante na sua área de trabalho. Para vender uma casa a um estrangeiro, por exemplo, se eles não dominassem o Inglês não conseguiriam estabelecer a comunicação. Muitos dos colóquios e reuniões agendados no estrangeiro exigem o domínio do Inglês...
Fizemos também um breve levantamento sobre as profissões que os alunos gostariam de desempenhar no futuro e constatámos que todas elas exigem que se saiba o Inglês.

Para terminar, deixo aqui um forte apelo, aos alunos para que se empenhem mais nas aulas de Inglês: a concentração e o trabalho são essências para que possam acompanhar as aulas.
Aos pais/EE, peço que sensibilizem os seus educandos para a importância desta língua estrangeira.

Ao Sr. Norberto, só tenho a agradecer, mais uma conversa agradável e a cooperação com a turma e DT.
O nosso muito obrigada!  :)


sábado, 26 de fevereiro de 2011

No trilho da Arte - Ericeira Surf


Olá viva!

É com muito orgulho que anunciamos que a Ericeira é, desde o dia 25 de Fevereiro de 2011, a primeira reserva de surf na Europa

No meio de tantos acontecimentos menos bons, Portugal finalmente recebe uma notícia excelente: a organização Save the Waves Coalition, que visa salvaguardar os principais locais de surf do mundo, decidiu atribuir o galardão de reserva de surf à zona da Ericeira, em Mafra, tornando-a na primeira reserva da modalidade na Europa.

Na decisão pesou a qualidade e a consistência das ondas, a importância da zona para o surf e para a história da modalidade, as suas características ambientais e o apoio da comunidade local em relação ao desporto.

A Praia passa a estar protegida, à semelhança do que acontece com o património da UNESCO.
Em Junho, vai receber o Campeonato do Mundo de Surf.



Um beijinho das professoras de EVT.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Michael Jackson

Apresentação para a aula de Comunicação do Gonçalo Costa do 5ºC.

Carnaval

Apresentação da aula de Comunicação do Diogo do 5ºC.

Série "Entre Vidas"

Apresetação da aula de Comnicação da Bianca do 5ºC.

O Gato Siamês

Apresentação da aula de Comunicação da Mara do 5ºC.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Leituras


Boa Tarde,
deixo-vos duas fichas de leitura que os vossos colegas do 5ºB fizeram do livro que leram no mês passado. Fica aqui a opinião deles sobre estes livros. Inspirem-se e ... boas leituras
A professora: Alexandra Frade