Boa noite a todos,
como sabem, hoje comemora-se o dia da alimentação e na sexta feira a Mara fez uma apresentação oral sobre este assunto. No final prendou-nos com um delicioso lanche.
Aqui ficam as imagens
Parabéns Mara pela tua apresentação!
A professora Alexandra Frade
domingo, 16 de outubro de 2011
Dia da Alimentação - Trabalho de Comunicação da Mara
sábado, 15 de outubro de 2011
Árvore da Leitura 6ºC
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Aula de Comunicação
Boa noite,
hoje na aula de comunicação construímos a nossa Árvore da Leitura. Ficou muito bonita. Assim que tiver as fotos disponíveis colocarei aqui no blogue.
Na nossa aula de comunicação de hoje, tivemos uma surpresa muito agradável com a apresentação da Mara. A Mara apresentou-nos um power point muito interessante sobre a alimentação equilibrada, uma vez que se comemora o dia da alimentação no próximo domingo, dia 16 de outubro. E no fim da sua apresentação ... SURPRESA .... prendou-nos com um espetacular lanche!
Parabéns Mara pela sua apresentação! Assim que tiver as fotos colocarei no blogue para ficarmos todos, novamente, de água na boca!
Bom fim de semana
Alexandra Frade
Trabalho de aprofundamento do Marco e Diogo
Boa noite a todos,
deixo-vos aqui mais um trabalho de aprofundamento que o Marco e o Diogo fizeram sobre a sua banda desenhada preferida.
A professora Alexandra Frade
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Trabalhos de aprofundamento do 6ºC
Bom dia a todos,
hoje deixo-vos aqui dois trabalhos realizados pelo Marco e pela Sara.
O Marco optou por realizar um pequeno texto sobre uma das suas personagens favoritas: Devil Jin. A Sara pesquisou sobre a vida e obra de Alice Vieira.
Informo-vos desde já que na nossa aula de comunicação iremos ler algumas histórias desta escritora.
A professora Alexandra Frade
domingo, 9 de outubro de 2011
A Árvore da Leitura do 6ºB
Boa noite,
depois de refletirem sobre a importância da leitura o 6ºB elaborou a sua
a Árvore da Leitura com pensamentos do que era para cada um: ler!
Fica aqui o resultado final desta atividade
A professora Alexandra Frade
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
A Roda dos alimentos
Potências - para estudar...
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Leitura de férias
Boa tarde e um bom ano de trabalho para todos, Tenho estado um pouco atarefada a preparar as vossas aulas e a pensar na melhor maneira para vos preparar para exame de Língua Portuguesa que não tenho vindo ao blogue. Agora com o trabalho já orientado prometo-vos ser mais assídua. Hoje deixo-vos aqui a ficha de leitura que a Andreia do 6ºB realizou, após ter lido nas suas férias, o livro de Ana Saldanha - Irlanda verde e laranja. Espero que fiquem também com vontade de ler ... A professora de LP Alexandra Frade
Venda oculta de cursos
Venda oculta de cursos por armandina soares - Segunda, 3 Outubro 2011, 17:26 Diretores de Turma O ano passado autorizei (após algumas hesitações) o Centro de Competências a aplicar 1 inquérito aos nossos alunos sobre os seus interesses. Em simultâneo este Centro enviou um pedido aos pais, perguntando-lhes se pretendiam ser informados sobre os resultados do Inquérito ao seu educando. Em caso afirmativo, deviam fornecer informação sobre os seus contactos. Com profundo desagrado, acabo de verificar que esses pais (alguns? todos?) estão a ser contactados para no fim-de-semana se dirigirem a Alverca. Tanto quanto conseguimos apurar, nesta escola de formação, os pais são aliciados a inscreverem os seus filhos em cursos pagos. Considero que fomos vítimas de informação enganosa e peço a todos os Diretores de Turma dos alunos contactados que informem os encarregados de educação que nada temos a ver com todo este processo que tem por objetivo, tal como anteriormente referi, vender cursos. Armandina Soares
domingo, 2 de outubro de 2011
Eleição do delegado e subdelegado (6ºC)
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Reunião com EE (6ºC)
Convoca-se o encarregado de educação para uma reunião no próximo dia 3 de Outubro (2ªfeira), pelas 18h30min, na extensão nº1, com a seguinte ordem de trabalhos: -Informações A Diretora de Turma: Aurélia Valadares
A Alimentação (CN)
domingo, 25 de setembro de 2011
Campanha Eleitoral -Gonçalo Santos (6ºC)
Olá, eu sou o Gonçalo Santos e candidatei-me para delegado ou sub-delegado de turma. Eu quero ajudar o 6ºC a ser uma turma exemplar, ou seja, com a vossa ajuda, a nossa turma pode ser uma das melhores da escola, no comportamento e nas notas. Eu quero ajudar os meus colegas a resolver qualquer problema que surja. Eu quero continuar a ser vosso amigo. Podem sempre contar comigo. Ao votarem em mim, estão a votar em quem se preocupa convosco e com a turma. Gonçalo Santos 6ºC
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Delegado de Turma e subdelegado -funções/perfil
Funções do Delegado de Turma •Representa a turma em atos oficiais, nomeadamente nos Conselhos de Turma de caráter disciplinar. •Esforça-se por fazer cumprir, na turma, o Regulamento da Escola. •Procura manter unida a Turma. •Em Assembleias de Turma pode regular o uso da palavra. •Desempenha outras tarefas de que seja encarregado pelo Professor e/ou Diretora de Turma. Perfil •Muito responsável. •Bem aceite pela maior parte da turma. •Atento às necessidades dos outros. •Capaz de dialogar com todos (colegas, professores e funcionários). Funções do Subdelegado de Turma •Colabora com o delegado no desempenho das respectivas funções, substituindo-o nos seus impedimentos. Perfil •O mesmo que é necessário para o delegado.
A importância do Voto...
Quando um grupo tem de tomar uma decisão, se o grupo é pequeno e há opiniões diferentes pode resolver-se tudo com diálogo. Cada um diz o que pensa, uns tentam convencer os outros, uns insistem, outros cedem, acaba por se chegar a um acordo. Mas, às vezes, por mais que se discuta, cada um fica na sua e o problema não se resolve. Se o grupo for democrático, pode decidir ir a votos e ganha a maioria. Os que ficaram em minoria não foram propriamente derrotados pois tinham aceitado o sistema de votação. Se forem correctos, até ajudam a por em prática a solução que venceu. Votar é uma boa prática em grupos pequenos como a turma, onde se vota, por exemplo, para escolher o delegado de turma, um livro para ser estudado ou um tema para trabalhos de pesquisa. Nos grupos maiores, votar é uma prática indispensável para a democracia. Nos clubes desportivos, os sócios votam para escolher a direção e nunca aceitariam que alguém se impusesse contra a vontade da massa associativa. Nas autarquias também só ocupa lugares de chefia quem for eleito. As pessoas que vivem em democracia nunca aceitam um Presidente de Câmara imposto à força. O mesmo se passa com os governantes de um país. Quem quiser ser Presidente da República tem de se candidatar ao cargo, apresentar-se ao país, mostrar bem que tipo de pessoa é, expor as suas ideias, ou seja, fazer a sua campanha eleitoral. Pode haver (e geralmente há) vários candidatos mas quem decide é o povo que vai votar. Torna-se presidente da República quem tiver a maioria dos votos. Os partidos políticos também fazem as suas campanhas eleitorais. Na televisão, na rádio e nos jornais falam dos problemas que lhes parecem mais urgentes e das soluções que consideram melhores para os resolver. Apresentam a lista de candidatos a deputados e toda a gente sabe que o partido mais votado coloca mais deputados na Assembleia da República e forma o Governo. O Voto O voto é secreto. No dia das eleições, cada pessoa assinala no boletim a sua escolha e coloca-a num recipiente a que se chama urna. Este gesto tem um significado muito especial, porque os votos têm todos o mesmo valor. É uma das poucas situações em que a opinião de novos e velhos, de pessoas muito instruídas ou sem instrução, de gente poderosa e de gente modesta, de gente riquíssima e de gente que vive com dificuldades vale exatamente o mesmo. O voto é secreto, anónimo e livre. Só há eleições livres e sérias nos países democráticos. O voto é portanto um elemento chave da democracia. Retirado do livro A Cidadania de A a Z
Campanha eleitoral - 6ºC (FC)
Caríssimos, apresentaram-se ontem como candidatos ao cargo de delegado da turma C do 6º ano, os seguintes alunos: -Alexandre Pereira -Diogo Raimundo -Gonçalo Santos -João Silva -Márcia Rodrigues No decorrer desta semana e até dia 27 de Setembro os candidatos estarão em campanha eleitoral no sentido de fazer um forte apelo ao voto. Desejo uma ótima campanha a todos! A DT: Aurélia Valadares
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Os alimentos como veículo de nutrientes (CN)
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
sábado, 17 de setembro de 2011
Trabalhos de aprofundamento -Mat (6ºB/C) até fim de Outubro
Copiar a informação das páginas 11, 29,41, 52, 63 do Manual Fichas do Caderno de Actividades (páginas 5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17,18,19,20,21,22,23,24,25,26,27,28,29,30,31,32) Fichas do Manual (páginas 30,31,32,34,35,56,57,73) Desafios: páginas 33,55 Trabalhos de pesquisa do mês: •As retas no dia-a-dia •Os objetos e os ângulos •Classificação de triângulos •Estudo estatístico sobre um assunto/tema *Fazer resumo dos assuntos do mês (a partir do manual e apontamentos das aulas) em Word ou PowerPoint. *Fazer um Projeto -Pesquisar a vida de um Matemático - Inventar um jogo -Problema do mês de Outubro (plataforma da escola)
Para relembrar...
Materiais para a aula de Matemática
A professora: Aurélia Valadares
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
Assunto: Material das aulas de Ed. Física
O grupo de Educação Física gostaria de informar que: 1º - Na nossa escola, os professores de Educação Física não obrigam à aquisição do livro da disciplina, pelo que os encarregados de educação deverão canalizar essa verba para a compra de material indispensável (obrigatório) à prática da referida disciplina, nomeadamente: - Ténis (limpos) para utilização no pavilhão desportivo - Sapatilhas de Ginástica (Este material pode ser adquirido na papelaria da escola) - T´shirt com o logótipo da escola. (Este material pode ser adquirido na papelaria da escola) - Fato de treino, calções, Sweat’s NOTA: NÃO É PERMITIDO AOS ALUNOS REALIZAREM AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM ROUPA QUE NÃO SEJA APROPRIADA À PRÁTICA DESPORTIVA. 2º - Informamos que os alunos que irão frequentar o 5º ano, podem utilizar a T’shirt que adquiriram no ano passado no 1º ciclo. 3º - Solicitamos a todos os diretores de turma que informem os encarregados de educação no dia da receção aos alunos, relativamente a estas questões. O grupo de Ed. Física deseja a todos um ótimo ano letivo 2011 / 2012, cheio de atividades e muito desporto. O Subcoordenador do Grupo de Educação Física Prof. Orlando Gil
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Horário Escolar
Para que não vos falte nada, a Associação Eu e os meus irmãos, cujo projeto de Voluntariado ajudámos no ano letivo anterior, oferece-vos um horário escolar.
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Manuais escolares
Solicitamos aos EE/alunos que caso não necessitem dos manuais escolares utilizados nos anos anteriores os entreguem na Papelaria, à D. Amália, para que possamos criar uma bolsa de manuais com o ojectivo de os ceder aos alunos que não têm possibilidade de os adquirir.
Agradecemos, desde já, a vossa colaboração.
A Direção.
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
As "minhas férias"!
Olá a todos!
Espero que as vossas férias tenham sido fantásticas, na medida do possível...
Os professores já estão a preparar o ano lectivo...
Enquanto não chega o dia da recepção, convido-vos a partilharem com todos como passaram as vossas férias...Podem escolher um dia em especial, um local que tenham visitado, uma atividade que tenham realizado, enfim, o que entenderem...
Vamos! Participem! Até dia 12 gostaria de ver muitos comentários aqui no nosso blogue!
A professora: Aurélia Valadares
Portal
Agora com o novo portal, tudo é mais fácil.
Endereço: http://194.65.236.61:8080/Publico/InformacaoEscola.aspx
A partir de casa pode, marcar refeições, consultar o horário, visualizar o saldo do cartão e os respectivos consumos, assim como efectuar matriculas online, entre outras coisas ...
O login é o ID (número do utente na escola).
Em relação à palavra passe, estas serão entregues pelos directores de turma aos alunos ou encarregados de educação no início do ano lectivo.
Exemplo para Alunos:
Utilizador: A14545
Palavra-chave: *******
terça-feira, 30 de agosto de 2011
Reuniões com pais e alunos
Ano | Dia | Reunião c/Direção e DT | Reunião com DT |
6º B, C | 12 | 14.00 | 15.00 |
MANUAIS ESCOLARES
Manuais escolares - 6º ano
sábado, 2 de julho de 2011
Quadro de Honra .... aqui estamos nós
Parabéns a todos os alunos e alunas do 5ºB/C que entraram para o Quadro de Honra da escola
As Diretoras de Turma: Aurélia Valadares e Isabel Azevedo
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Parabéns professora Aurélia
terça-feira, 21 de junho de 2011
Sessão solene de encerramento do projeto Abraço Moçambique
Boa noite a todos,
Terminou hoje, da melhor forma, o nosso projeto "Abraço Moçambique".
Conseguimos angariar 215 euros para ajudar a associação "Eu e os meus Irmãos" a levar "sorrisos" aos meninos de Moçambique!
A todos os alunos que se empenharam para que o projeto fosse um sucesso os nossos sinceros parabéns!
Em breve colocaremos aqui um power point com os momentos mais significativos desta sessão de encerramento.
A todos os que estiveram presentes o nosso muito obrigada!
O conselho de Turma do 5ºB/C
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Reuniões EE/Matrículas
domingo, 19 de junho de 2011
Convite - Sessão solene de encerramento do projeto Abraço Moçambique
Nesta sessão irá estar presente um dos membros fundadores da Associação "Eu e os meus Irmãos" que irá receber das mãos dos nossos alunos o talão de depósito da quantia que se conseguiu angariar ao longo de todo o ano letivo.
No final haverá um pequeno buffet!
Agradecemos a confirmação da vossa presença!
As Directoras de Turma: Aurélia Valadares e Isabel Azevedo
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Teste de Língua Portuguesa - 5ºC
Boa tarde 5ºC
Relembro que o teste de Língua Portuguesa, tal como tinhamos combinado na segunda-feira, será feito amanhã com a professora Aurélia Valadares. Estudem bem os conteúdos que vão ser avaliados e que passaram para o caderno diário . Quero ver bons resultados!
Beijinhos
A professora: Alexandra Frade
terça-feira, 14 de junho de 2011
Informação importante (5ºB e 5ºC)
Festa Surpresa
Hoje é dia de festa!Duas das nossas professoras: Marília e Isabel, fizeram anos e professores e alunos das turmas do 5ºC, 5ºB e 6ºE não quiseram deixar passar em branco!
Preparámos uma grande surpresa no refeitório com direito a música do coro e tudo (graças ao professor Octávio)!
Às aniversariantes resta-nos desejar um dia muito feliz e muitos, muitos anos de vida!
Um grande x-coração e muitos beijinhos :)





















