This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

quarta-feira, 14 de março de 2012

14 de março - dia do pi

Uma das constantes mais importantes de todo o mundo, o Pi pode ser muito mais do que um objeto de estudo da matemática.
Hoje é dia 14 de março, o que no calendário norte-americano é grafado da seguinte maneira: 3/14. Por isso, este dia é conhecido como o Dia do Pi, aquele mesmo das aulas de matemática (3,14...). Mas sabiam que além de ser uma constante dos exercícios de matemática, o Pi possui muitas outras aplicações?
Para começar, vamos falar sobre a obra que Michael Blake compôs. O músico decidiu aplicar uma sequência de algarismos do Pi em vários instrumentos, utilizando cada algarismo como se fosse uma nota musical, criando uma escala e aplicando harmonias em vários instrumentos diferentes.
Mas quanto vale o Pi?
Na escola nos acostumamos a escrever o Pi com apenas dois dígitos após a vírgula, pois desta forma fica muito mais simples realizar os cálculos matemáticos. Já na faculdade, este número sobe para quatro dígitos, mas a verdade é que isso é apenas o começo de cálculos quase infinitos.
Os supercomputadores mais potentes já chegaram a calcular bilhões de dígitos do Pi, mas o recorde atual pertence a um cientista chamado Fabrice Bellard, que chegou a um total de 2,7 trilhões de dígitos utilizando um computador pessoal. Ele afirma que computadores caseiros são 20 vezes mais indicados para a tarefa do que supercomputadores.
Fonte da imagem: German
Para armazenar todos os algarismos calculados, ele precisou de cerca de 1 TB de memória e 131 dias de processamento ininterrupto. Vale dizer que o recorde anterior, de 2,6 trilhões, havia sido obtido em apenas 29 horas.
Esperando por 2015
Se no dia 14 de março todos comemoram o Dia do Pi (devido aos 3,14), esta data em 2015 vai ser ainda mais especial. Isso porque a marcação será 3/14/15, ou seja, o Pi com 4 dígitos após a vírgula.

1 comentários:

Margarida, 6ºB disse...

Uma informação muito interessante.
Obrigado stora

Enviar um comentário