This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

domingo, 27 de março de 2011

Comemoração do dia 27 de Março – Dia Mundial do Teatro e …



Olá viva!


A 27 de Março comemora-se o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Dador de Sangue.

O Dia Mundial do Teatro, foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro. É celebrado todos o anos, a 27 de março, pelos centros nacionais do Instituto Internacional do Teatro e pela Comunidade Teatral Internacional. São organizadas numerosas manifestações teatrais nesta ocasião, sendo uma das mais importantes a difusão da mensagem internacional tradicionalmente redigida por uma personalidade do Teatro, de renome mundial, a convite do Instituto Internacional do Teatro. Jean Cocteau (França) foi o autor da primeira mensagem, em 1962.
Afirma-se que o teatro começou na Grécia. Mas, antes mesmo dos gregos, sabe-se que aconteciam manifestações teatrais na China antiga: os seguidores de Buda expressavam seus sentimentos religiosos através do teatro. Também nos tempos pré-helénicos – século dezanove antes de Cristo -, os habitantes da ilha de Creta, na Grécia, louvavam os  seus deuses com representações cênicas.

O mais importante dos teatros da Grécia antiga e que é considerado o berço do teatro foi o “Teatro de Dionísio”, que foi o primeiro Teatro construído inteiramente de pedra, no século cinco antes de Cristo.


Aqui vemos uma imagem do Teatro de Dionísio, visto do alto da Acrópole, com parte da moderna Atenas ao fundo.
Na atuação das primeiras apresentações eram usadas máscaras para representar Deuses.
Essas máscaras eram feitas em barro, madeira e cortiça e decoradas com pinturas e cabeleiras.
Deixo duas sugestões para assinalar esta data: Visitem o teatro e com toda a certeza vão querer voltar e experimentem a representação, vão ver que vão gostar.

VIVA O TEATRO!


Dia Nacional do Dador de Sangue



O Dia Nacional do Dador de Sangue, 27 de Março, foi instituído através da Resolução do Conselho Ministros nº 40/86, tendo como objectivo reconhecer a importância da contribuição desinteressada dos Dadores Benévolos de Sangue para o tratamento de doentes.

A institucionalização do Dia Nacional do Dador de Sangue constitui, assim, a expressão oficial desse reconhecimento e serve para evidenciar, junto da população em geral, o valor social e humano da dádiva de sangue, estimulando a sua prática e tornando mais conhecida a sua imprescindibilidade.

In Instituto Português do Sangue, IP

Como sabem, só os adultos saudáveis podem doar o seu sangue. De qualquer forma, é sempre bom terem consciência de como é importante este ato, que não custa nada.
Apelo, no dia de hoje, para que um dia percam o medo das agulhas e venham a ser voluntários.

“Porque SANGUE é vida, seja voluntário


Um beijo rosado
Da professora Isilda

2 comentários:

DENILSA 5ºC disse...

OBRIGDO STORA POR TER POSTO ESTA INFORMAÇAO NO BLOG

Andreia, 5ºB disse...

Obrigado por terncolocado esta informação.

Enviar um comentário